Capitulo 3
Por: RafaResende26 • 14/5/2015 • Seminário • 318 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
1-Quando e como surgiu o MPC?(Especificamente para essa questão redija uma redação com até 15 linhas e pesquisem também no cap.2)
2- O que é mercadoria?
A mercadoria é o que o homem produz para a venda e não para uso próprio. Valor de Uso: E a produção de bens, que lhe dá um valor de uso, que se produz para a troca, para a venda, ou seja, são valores de uso que satisfaçam as necessidades sociais. Valor de Troca: E a proporção pelas quais determinados valores de uso trocam-se por valores de uso de outras espécies. A forma de manifestação do valor.
3- Em que consiste o processo de circulação na produção mercantil simples e na produção capitalista a partir das seguintes expressões:
M-D-M: Esse processo da referência aos pequenos produtores onde eles não colocam o dinheiro como o seu principal objetivo, eles usam esse processo para satisfazer suas necessidades e não pelo financeiro.
D-M-D+: Esse processo coloca como prioridade o dinheiro, e utilizado mais pelos comerciantes, pois eles investem o dinheiro na mercadoria com um valor inferior e revende essa mercadoria e dessa forma obtém o lucro significado do D+(Dinheiro acrescido). Nesse processo a Força de Trabalho e uma mercadoria, pois a mesma e vendida em troca de salário.
D-M-D’: Esse processo é referente a um lucro maior do que o contexto anterior e referente aos capitalistas (empresas, indústrias entre outros) onde eles investem dinheiro, recebe a mercadoria, onde já existe também o trabalho assalariado (a venda da força de trabalho) e um investimento em maquinas. Onde acabam recebendo mais dinheiro e gerando mais lucro, gerando assim o dinheiro acrescido e a mais valia.
4- A partir do processo de acumulação primitiva (pré-história do capitalismo) e do MPC, situe o que é:
a) Valor e sua relação com dinheiro.
b) A lei do valor.
c) O fetichismo da mercadoria.
5-Por que se afirma que o MPC se funda na exploração do trabalho?
6- O que é mais-valia?
...