Ciência e método na história do pensamento econômico
Por: Islania Venancio • 18/3/2019 • Dissertação • 250 Palavras (1 Páginas) • 248 Visualizações
Ciência e método na história do pensamento econômico
O texto tem como objetivo fazer uma análise crítica dos métodos propostos pelos autores e escolas ao longo da história do pensamento econômico.
Dividido em 14 tópicos: 1-Introdução; 2-Origem, natureza e evolução da ciência economia; 3-Mercantilismo e transição: os primórdios da economia como ciência; 4-A fisiocracia e o modelo das ciências naturais; 5-Adam Smith: a economia como ciência moral; 6-A controversa metodológica entre Ricardo e Malthus; 7-O método histórico contra o método abstrato-dedutivo; 8-Sênior e Mill: positivismo e consolidação da ortodoxia metodológica; 9-O marginalismo como ciência exata e isenta de valores; 10-A “batalha dos métodos” entre Menger e Schmoller; 11-Hutchinson e Friedman: do positivismo lógico ao falseacionismo popperiano; 12-Keynes: da razão positiva ao “conhecimento incerto”; 13-O método dialético e crítico de Marx; 14-conclusão.
O texto mostra a evolução histórica da ciência econômica que vai desde o mercantilismo até a economia positiva de Friedman, passado pela teoria marginalista e neoclássica. A análise critica no entanto se baseia em três autores: Smith, Keynes e Marx. Smith é analisado pelo seu contexto histórico, já Keynes e Marx são a parte final do texto, com a parte crítica.
O texto também possui algumas controvérsias metodológicas. A primeira entre e Ricardo e Malthus, a segunda entre partidários da escola histórica Alemã e os defensores da abstração marginalista. A terceira e mais recente entre o positivismo, que vem dominando a economia entre Stuart Mill até Friedman.
...