Ciencias Atuárias
Por: Kleber Garcia • 24/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.549 Palavras (7 Páginas) • 346 Visualizações
INTRODUÇÃO
Entendemos que existem conceitos de rendas, que são importantes para compreender como são calculados os planos de previdência privada.
O seguro dotal são prêmios pagas durante o período de tempo estipulado no contrato e a indenização será somente devida se ocorrer a sobrevivência do segurado, com o auxílio da tábua de comuação, modelo CSO 058.
As rendas atuariais são modalidades para o pagamento do seguro, como vitalício, temporário, imediata, diferida, postecipada e antecipada.
TEMA:
Conceito de Rendas aplicado ao Seguro e às atividades atuariais.
Esta atividade é importante para que você entenda como são calculados planos de previdência privada.
PASSO 1
Ler atentamente o capítulo 21 do livro texto da disciplina e adensar seus conhecimentos sobre o assunto.
Em no máximo duas páginas resumir o que entendeu do tema e anexar ao relatório final deste Desafio.
Seguro Dotal
São prêmios pagos durante o período de tempo estipulado no contrato e a indenização será somente devida se ocorrer a sobrevivência do segurado.
A apuração de cálculos do prêmio é baseada em fórmulas e com auxílio da Tábua de Comutação, modelo CSO 58 – Taxa de mortalidade, para estipular o valor e/ou período de recebimento.
Onde:
Tempo/Anos: n
Rendas Anuais: R
Importância Segurada: IS
Prêmio Único e Puro: PUP
Idade atual do segurado: Dx
Idade do segurado no prazo futuro: Dx+n
A formula abaixo representa o quanto uma pessoa de idade “x” deve pagar de prêmio “PUP”, a fim de receber uma quantia “IS”, quando completar a idade “Dx”. Logo,
Supondo que uma pessoa de 35 anos faça um Seguro Dotal no valor de R$ 60.000,00 a ser recebido quando completar 75 anos. Qual será o prêmio único e puro (PUP), sabendo-se que a Tábua de Comutação é a CSO-58 – 6% ao ano?
nEx = DX+n / DX * IS;
40E30 = D35+40 / D35 * IS;
PUP = D70 / D35 * IS;
Rendas Anuais
Vitalícia: Renda que surge a partir do seu início deverá ser paga até o falecimento, ou seja, será paga em decorrer em toda vida do segurado,
Temporária: Renda que a partir do seu início deverá ser paga apenas durante certo espaço de tempo, ou seja, estipulação de uma renda temporária pré-determinado e
Imediata: Renda cujo pagamento se inicia imediatamente.
E, além dos prazos para as rendas, existem os tipos de rendas.
Diferida: Renda cujo pagamento se inicia depois de decorrido certo espaço de tempo, exemplo: a renda será calculada a partir de um determinado mês que o segurado estipular e a partir de então será o prazo de deferimento (estimado),
Postecipada: Renda cujo valor incide no final de cada período e
Antecipada: Renda cujo valor incide no início de cada período.
Assim sendo, cada tipo de renda, existe uma fórmula específica para cada tipo de prêmio.
Utilizando o mesmo raciocínio para os outros tipos de rendas, temos:
A fórmula para
Renda Vitalícia Imediata Postecipada:
P = Nx + 1 * R
Dx
Exemplo:
Neste caso é utilizada quando se deseja calcular quanto uma pessoa de idade “X” deve pagar de prêmio “P” a fim de receber rendas “R” imediatamente a partir da idade “X”, ao final de cada período e enquanto viver a partir dessa idade “X”.
Dentro do raciocínio de rendas Postecipadas, também temos a opção:
Renda Temporária Imediata Postecipada
P = Nx + 1 – Nx + n +1 * R
Dx
É utilizada quando se deseja calcular quanto uma pessoa de idade “X” deve pagar de prêmio “P” a fim de receber rendas “R” imediatamente a partir da idade “X”, ao final de cada período, mas somente durante o espaço de tempo “x+n”.
Renda Vitalícia Diferida Postecipada
P = Nx + m + 1 * R
Dx
É utilizada quando se deseja calcular quanto uma pessoa de idade “X” deve pagar de prêmio “P” a fim de receber rendas “R” depois de transcorrido o espaço de tempo “x+m”, ao final de cada período e enquanto viver a partir dessa idade “x+m”.
Renda Temporária Diferida Postecipada
P = Nx + m + 1 – Nx + m + n +1 * R
Dx
É utilizada quando se deseja calcular quanto uma pessoa de idade “x” deve pagar de prêmio “P” a fim de receber rendas “R” depois de transcorrido o espaço de tempo “x+m”, ao final de cada período, mas somente durante o espaço de tempo “x+m+n”
PASSO 2
Aprimorar ainda mais os conhecimentos sobre seguros dotais lendo atentamente o artigo
Uma das necessidades mais básica dos indivíduos dentro da nossa sociedade é a de auferir renda para sustento seu e de sua família. Essa renda é aferida como pagamento pelo seu esforço destinado em seu trabalho, seja ele autónomo, empregado ou empresário. Porém, alguns fatores podem tirar desse indivíduo a capacidade para o trabalho, mesmo que temporária, como problemas de saúde, invalidez,
...