Cinco dimensões do desenvolvimento sustentável
Artigo: Cinco dimensões do desenvolvimento sustentável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vilmanctb • 21/11/2013 • Artigo • 949 Palavras (4 Páginas) • 351 Visualizações
Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo
As cinco dimensões do Desenvolvimento Sustentável são: ambiental, econômica, social, cultural e política.
Na dimensão ambiental, o autor ressalta a importância da preservação e da recuperação dos recursos ambientais, como por exemplo o tratamento de esgotos; a promoção da conscientização ambiental de cada habitante e da coletividade em geral; e, ainda, a gestão dos recursos hídricos da terra. Em suma, a produção e o consumo dos recursos deve permitir a sua reparação e evolução natural.
Na dimensão econômica, o autor ressalta a importância da substuição da energia suja dos fósseis (petróleo, carvão, etc) pela produção e consumo da energia limpa, como a solar, a eólica, etc. Ou seja, na nossa atual conjuntura, as empresas que fabricam produtos sustentáveis ou que incentivam as ações na área ambiental ou social sobressaem em relação àquelas que continuam poluindo o meio ambiente.
Na dimensão social, o autor debate a questão da igualdade e da justiça social. Ou seja, a questão da classe social não se encaixa nesta dimensão. As pessoas devem possuir somente aquilo que tem a capacidade de consumir. Não deve haver excessos. Resumindo, o poder público deve atuar no sentido de promover a igualdade social, lançando políticas públicas que ofereçam educação, saúde, segurança social e transporte para todos.
Na dimensão cultural, o autor ressalta a mudança nos valores e no comportamento da população e não apenas uma mudança de rotina. As pessoas devem ser transformadas em realmente poder compartilhar dos mesmos ambientes, como teatros, praças, cinemas, áreas de entretenimento e lazer. Este convívio é necessário para todos, pois todos necessitam de educação, arte, transporte e saúde nas mesmas condições. Portanto, a informação da qualidade de vida deve ser transmitida através do exercício da cidadania cultural, voltando a nossa observação sobre a vida cotidiana da pessoa e não apenas sobre as suas riquezas.
Por fim, o autor apresenta a dimensão política, incentivando a participação da sociedade no processo de tomada de decisão, não apenas na ordem política, mas também na ambiental, na cultural, na social e na econômica. Assim, se as classes se organizarem passarão a requerer mudanças na sua rua, no seu bairro e na sua região através de uma pressão da sociedade em querer participar e ser ouvida nas decisões e nas ações locais, tornando-se corresponsáveis nas ações de melhoria da qualidade de vida em todos os aspectos.
Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.
O desevolvimento sustentável compôem-se essencialmente de três dimensões: ambiental, econômica e social.
Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.
A primeira resposta é a tecnológica. Segundo o autor, a resposta para os limitados reursos naturais está no desenvolvimento da tecnologia. O autor apresenta que a exploração de determinado recurso natural cessou não pelo fim do recurso, mas porque apareceram outras opções mais econômicas e viáveis do que a que estava sendo explorada.
A segunda resposta encontra-se no movimento intelectual, social e político conhecido como decrescimento. Segundo o autor, a solução está na mudança
...