Comissão de Valores Mobiliários
Projeto de pesquisa: Comissão de Valores Mobiliários. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adrisantos • 5/10/2014 • Projeto de pesquisa • 943 Palavras (4 Páginas) • 273 Visualizações
Comissão de Valores Mobiliários
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o órgão responsável por disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado de valores mobiliários.
Cabe à CVM disciplinar e normatizar as seguintes matérias: registro de companhias abertas, registro de distribuições de valores mobiliários, credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários, organização, funcionamento e operações das bolsas de valores, negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários, administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários, suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos, suspensão de emissão, distribuição ou negociação de determinado valor mobiliário ou decretar recesso de bolsa de valores.
IBRACOM
O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil surgiu da união de dois institutos que congregavam contadores que trabalhavam com auditoria independente: o Instituto dos Contadores Públicos do Brasil (ICPB) e o Instituto Brasileiro de Auditores Independentes (Ibai), que se uniram para a obtenção de uma melhor estrutura e representatividade em benefício da profissão. Assim foi criado o Instituto dos Auditores independentes do Brasil (IAIB)
Desde 1971, o Ibracon luta em prol do fortalecimento da profissão no Brasil e das estruturas de mercado. O IBRACOM possui a missão de manter a confiança da sociedade na atividade de auditoria independente e a relevância da atuação profissional, salvaguardando e promovendo os padrões de excelência em contabilidade e auditoria independente. Para isso, ao longo dos anos, o Ibracon desenvolveu fortes relacionamentos internacionais, como forma de contribuir com o desenvolvimento da profissão no Brasil. Exemplo disso é o fato do Instituto estar presente na fundação da Federação Internacional dos Contadores (Ifac), nos idos de 1977, permanecendo até os dias de hoje como associado e interagindo intensamente em seus processos.
CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Conforme definem a CVM e o IBRACON, a contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
Os sistemas de gestão empresarial são mais conhecidos pela denominação de Enterprise Resource Planning (ERP), que tem como objetivo fundamental a consolidação e aglutinação de todas as informações necessárias para a gestão da empresa.
ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL
Em um sistema de informação contábil deve ser observados características e procedimentos para a utilização contábil. A informação contábil atende a dois pressupostos básicos para que seja realizada a sua validação: refere-se a necessidade como informação e seu planejamento e controle.
A informação deve sempre ser útil e deve ser construída com qualidade e custos adequados e competitivos, deverá atender as necessidades de todos os usuários internos e externos, e não pensar apenas no contador ou no governo, para tanto é de estrema importância o apoio da administração da empresa que deve informar as necessidades de informação para fins gerenciais. Entendemos que a necessidade da informação, aliada ao absoluto respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil.
A informação contábil deve ser abrangente, completa e atender toda a empresa, todos, em qualquer nível hierárquico dentro da Entidade deve ter pensamento e atitudes gerenciais. É de suma importância que o administrador e o contador façam nascer o espírito da mentalidade gerencial, evidenciando a utilidade, a necessidade e os benefícios da informação contábil.
FUNDAMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Existem três pontos fundamentais para o que um sistema de informação contábil tenha validade dentro da empresa: Operacionalidade, Integração e Navegabilidade.
O sistema deve ser operacional, as informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional, todos devem entender que estão operando com dados reais,
...