Contabilidade Social - Tabelas de Recursos e Usos
Por: Everton Farias • 16/6/2016 • Seminário • 706 Palavras (3 Páginas) • 2.881 Visualizações
1. TRU são as Tabelas de Recursos e Usos, que fornecem estimativas, a preços correntes e constantes do ano anterior, da oferta e demanda de bens e serviços desagregadas por produtos. Além disso, fazem parte também as tabelas de produção e de consumo intermediário, que mostram os bens e serviços produzidos e consumidos pelas atividades econômicas. As tabelas de recursos e usos contêm os componentes do valor adicionado e o total de pessoas ocupadas, por atividade econômica, a partir de estatísticas primárias (demografia, agropecuária, indústria, comércio, serviços, construção civil, transportes etc.), originárias do IBGE e de outras instituições.
2. O quadrante A expressa a oferta total de cada um dos setores a preços de consumidor e a preços básicos.
A equação básica é obtida através da soma do que é produzido domesticamente e o que é importado: A= A1+A2
Em A1cada linha indica em quais atividades os produtos são produzidos, enquanto as colunas mostram a composição dos produtos produzidos pelas atividades.
Em A2 temos os valores, em moeda local, alcançados pelas importações de bens e serviços.
3. No quadrante B1 temos as compras intermediárias que os setores e unidades empresariais efetuam entre si para obter os insumos necessários à produção de seus bens. Tem por objetivo informar a composição dos insumos necessários à produção de cada bem em particular.
No quadrante B2 obtemos a discriminação da demanda final em seus componentes básicos e cujos valores totais recuperam o valor da oferta total de bens e serviços.
4. No quadrante C temos a decomposição do valor adicionado de cada um dos setores nas categorias de renda e impostos sobre a produção.
A primeira linha indica o valor adicionado gerado em cada um dos setores e seus valores são obtidos deduzindo-se, do valor total de cada setor, o valor de seu respectivo consumo intermediário. A última repete o valor da produção de cada atividade.
5. São contas que fornecem as referências básicas de classificação de atividades e de setores institucionais, definições sobre a fronteira econômica e conceitos para definir e classificar unidades estatísticas e suas transações.
Do IBGE.
6. Os impostos sobre produtos são aqueles pagos quando bens e serviços são produzidos, distribuídos e vendidos ou disponibilizados pelos seus proprietários, e inclui também os impostos diretos sobre a importação. Já os impostos sobre a produção abrangem os impostos sobre a mão de obra utilizada ou remunerações pagas e taxas incidentes sobre o exercício de atividades econômicas especificas.
7. RNB= PIB – RLEE PIB= CF+FBKF+ VE+X-M
RNB+ RLEE= PIB 1055= 500+ FBKF+ 80+200-100
1005+50= PIB 1055- 680= FBKF
PIB+ 1055 FBKF= 375
8. O preço do consumidor é o preço que efetivamente
...