Contabilidade nacional - Modelo Clássico
Por: tetesilva • 5/9/2017 • Trabalho acadêmico • 509 Palavras (3 Páginas) • 2.394 Visualizações
Exercícios Capítulo 3 – Modelo Clássico
01. Mostre os efeitos de uma elevação dos impostos não acompanhada por uma elevação dos gastos sobre o nível do produto, emprego, salário real, preços, taxa de juros e investimento, no modelo clássico.
No modelo clássico, com uma elevação de impostos por uma elevação dos gastos sobre o nível do produto, os preços tendem a aumentar e o poder aquisitivo da população diminuirá. Com o aumento dos preços do produtos (impostos) sem o aumento igual do salário nominal, a quantidade demandada de trabalho não modificará.
Também pode-se inferir que o salário real diminuirá, pois o poder de compra de seu salário sobre bens e serviços diminuirá, visto o aumento dos preços não acompanhados por aumento do salário nominal.
Portanto, a maior arrecadação de impostos diminuirá a renda do setor privado, portanto, no gráfico do equilíbrio entre oferta e demanda, a curva de oferta moverá mais para a direita. Com o consumo presente mais caro, a poupança se elevará pelo aumento da taxa de juros e os investimentos diminuirão, visto que o custo de oportunidade será maior que seu retorno.
02. Mostre o impacto no mercado de trabalho da introdução de uma nova contribuição sobre a folha de pagamentos recolhidas pelo empregador, supondo o modelo clássico.
Com a introdução de uma nova contribuição sobre a folha de pagamentos, ocorrerá uma situação de superemprego, no qual o salário nominal diminuirá, portanto a demanda de trabalho irá aumentar, e consequentemente, para que seja alcançado o equilíbrio, a concorrência entre firmas e o salário real tenderá ao aumento, assim, o nível de oferta cresce e de demanda diminui, até atingir o ponto de equilíbrio.
03. Mostre os efeitos da introdução de um subsídio ao investimento sobre a taxa de juros, no mercado clássico.
Com a introdução de um subsídio ao investimento (incentivo para utilização de mais capital), o custo de tal investimento (taxa de juros paga no empréstimo obtido) diminuirá.
04. Mostre os impactos de uma política monetária expansionista sobre o produto, salário real e preços, dentro do modelo clássico.
Com uma política monetária expansionista, aumentará a demanda agregada da economia e, assim, aumentará os preços sem nenhum efeito sobre a produção. Pois o salário nominal ajusta-se à variação de preços, mantendo constante o salário real o emprego e a produção. Essa relação está contida na Teoria Quantitativa da Moeda, em que MV=PY.
05. Deduza a curva de demanda por capital, investimento, a partir da hipótese de maximização de lucros das empresas, supondo o modelo clássico.
Na hipótese de maximização de lucros das empresas, o retorno decorrente de uma unidade a mais de capital corresponde ao valor da produtividade marginal do capital, essa variável é decrescente, ou seja, os investimentos adicionais trazem um retorno cada vez menor em termos de produtos, portanto, para que o investimento se amplie (empresas utilizem mais capital), a taxa real de juros deve se reduzir.
A função investimento é dada por I=I(r), em que I é a demanda de investimentos e r é a taxa real de juros. Portanto, a curva de demanda por capital ou investimento é representada por:
...