Criação do projeto Fabioola Fashions
Pesquisas Acadêmicas: Criação do projeto Fabioola Fashions. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Solares • 19/2/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.626 Palavras (7 Páginas) • 201 Visualizações
PROJETO DE CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................
2. DESENVOLVIMENTO...............................................................................
3. CONSIDEAÇÕES FINAIS.......................................................................
4. REFERÊNCIAS........................................................................................ 04
05
11
12
1. INTRODUÇÃO
Neste estudo serão descritos aspectos relevantes sobre o comércio de vestuário, localizado na Avenida Córrego Dantas, n° 300, no município de Itapuranga-GO.
A empresa Fabíola Modas, explora o ramo comercial de comércio varejista, que atende ao consumidor final, sempre procurando sua satisfação na venda de vestimentas completas, acessórios, calçados, materiais esportivos.
Iniciou-se em uma área de 250 m² com prédio próprio, com instalações modernas, usando recursos tecnológicos e intelectuais para que a empresa sempre esteja em crescimento.
Com a vocação empresarial do proprietário formada desde a adolescência, onde este começou trabalhar como “Auxiliar de Serviços Gerais” de uma empresa do mesmo ramo, crescendo profissionalmente dentro desta, sendo balconista, gerente, conhecendo assim todas as etapas e meandros do comércio varejista de confecções.
Para a elaboração desse projeto, buscou-se pesquisar e analisar os procedimentos para criação de uma empresa. No entanto, foi utilizado como fontes o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio as Empresas.
Sabe-se que este segmento empresarial está em evidência e tem se destacado em relação a outras atividades, e por essa razão é importante aprofundar o estudo sobre tudo que diz respeito ao referido comércio que vai desde a constituição da empresa, conhecimento do seu quadro societário, instalações, entre outros aspectos.
2. PROPONDO A CRIAÇÃO DE UMA NOVA EMPRESA
Ao pensar em iniciar uma atividade, uma empresa necessita elaborar todo o processo de negócio, planejando minuciosamente cada etapa do mesmo, verificando sua viabilidade. Para isso é necessário um plano de negócio bem estruturado, onde estejam bem definidos seus objetivos e metas, além de conter exatamente as características do seu produto ou serviço que contenha, ainda, uma análise do setor, segmento de mercado, seus concorrentes e diferenciais competitivos, além da missão, visão, principais ameaças, oportunidades, forças e fraquezas.
Segundo CHIAVENATO (2005), o plano de negócio trata-se de um planejamento antecipado pelo qual um pretenso empreendedor, baseado em um conjunto de dados e informações sobre um determinado negócio, procura viabilizar uma sociedade de seu interesse. Basicamente, o plano segue uma rotina de: previsão, programação, coordenação e controle, de uma seqüência lógica de eventos com o intuito de alcançar sucesso em determinado negócio.
O plano de negócios é um roteiro necessário para organizar e auxiliar os passos presentes e futuros da empresa. Para que o mesmo possa ser utilizado como uma ferramenta de gestão, é importante que seu teor seja repassado para todos, a fim de que possam contribuir com a melhoria constante da organização.
Elaborar um plano de negócios é o passo mais importante que o empreendedor pode dar, pois definirá todas as fases, dimensões e características do empreendimento, além de ser uma ferramenta para a apresentação a investidores, financiadores ou para análise do negócio pelos próprios sócios.
No plano de negócios o empreendedor definirá como será a empresa; os produtos e serviços que serão oferecidos, identificando os melhores fornecedores e as condições mais adequadas para aquisição dos mesmos; o local que será instalada a empresa; o formato da empresa; o modelo de operação e a viabilidade do negócio identificando os investimentos necessários para que futuramente a empresa não venha ter prejuízos. Tem como finalidade direcionar a gestão da empresa e também analisar sua viabilidade e rentabilidade financeira.
Estrutura de Capital
A estrutura de Capital tem uma grande importância por se tratar da saúde da empresa. Para o sucesso das empresas faz-se necessário, a práticas de administração financeira eficaz. Para a gestão da empresa teremos a contabilidade como uma forte aliada a fim de fazer o controle e demonstração da situação real financeira, patrimonial e econômica da organização.
Segundo Souza e Clemente (2002, p. 144), “investimento é um desembolso feito visando gerar um fluxo de benefícios futuros durante um período de tempo denominado horizonte de planejamento”. Avaliar o investimento total é uma das tarefas mais importantes associadas ao projeto de viabilidade, porque o total a ser investido é muito relevante em termos de viabilidade. A empresa Mikaele Modas, teve o seguinte investimento inicial
ORÇAMENTO EM R$ Recursos Próprios
Ponto Comercial 95.000,00
Taxas de abertura da empresa, licenças, etc. 550,00
Escritório de Contabilidade (abertura da loja) 500,00
Capital de Giro 85.500,00
TOTAL DOS INVESTIMENTOS 181.550,00
Portanto, demonstra-se na estrutura do Capital todos os investimentos iniciais da empresa. Demonstrando o patrimônio liquido da empresa que pode ter sido oriundo por financiamento e/ou recursos próprios dos sócios.
Assim, o investimento inicial ficou em torno de R$ 181.550,00 (Cento e oitenta e um mil e quinhentos e cinquenta
...