Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Por: Gabriela182 • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.807 Palavras (16 Páginas) • 172 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
ANGELO C. A. JARZINSKI
DIEGO
GABRIELA OLIVEIRA
WILLIAN ABRÃO
APLICAÇÃO NO MERCADO DE AÇOES BRASLEIRO – BM&F BOVESPA
SÃO PAULO
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Sociais e Comunicação
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
ANGELO C. A. JARZINSKI
DIEGO
GABRIELA OLIVEIRA
WILLIAN ABRÃO DA CUNHA
APLICAÇÃO NO MERCADO DE AÇOES BRASLEIRO – BM&F BOVESPA
Trabalho de Aplicação de Praticas Supervisionadas apresentado ao Campus da Paulista, Universidade Paulista (UNIP), como parte dos requisitos para conclusão do primeiro semestre de 2013, apresentado na disciplina Elementos de Economia.
Orientadora: Profa. Ângela
SÃO PAULO
2013
RESUMO
O presente trabalho apresenta o estudo e um breve histórico do Mercado de Ações Brasileiro. Ressalta a evolução dos negócios no mercado de capitais, o perfil sócio econômico do investidor que se modificou ao longo dos anos. Neste trabalho de aplicação de praticas supervisionadas – APS será exposto também algumas técnicas de aplicação no mercado de ações brasileiro. A legislação brasileira que regulamenta o mercado de capitais, também esta presente, porem em menor parte exemplificando apenas diretrizes que regem a estrutura do mercado.
Palavras-chave: Mercado de Capitais; Histórico do Mercado Aplicações em Investimentos.
Abstract
This paper presents the study and a brief history of the Brazilian Stock Market. Emphasizes the development of business in the capital market, the socio-economic profile of the investor that has changed over the years. This work supervised practical application - APS is also exposed some application techniques in the Brazilian stock market. The Brazilian legislation that regulates the capital market, is also present, however, in lower part exemplifying just guidelines that govern the structure of the market.
Key-words: Capital Market, History of the Brazilian Stock Market
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Métodos de investimentos com analise técnica
Figura 2 - Variações do Índice Ibovespa em 1 ano
LISTA DE GRÁFICO
Gráfico 1 - Variação da Taxa Selic
SUMARIO
1 – INTRODUÇÃO
1.1– A Evolução do Mercado de Capitais
1.2 - A Evolução do Mercado de Capitais
1.3 - Regulamentação do Mercado
2 - TECNICAS DE APLICAÇÃO DO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO
2.1 – Métodos de analise de investimentos
2.1.1 – Análise Técnica
2.1.2 – Análise Fundamentalista
3 – EFICIENCIA DO MERCADO E FLUTUAÇÕES DO MERCADO DE AÇÕES
3.1 – Variação do índice Ibovespa ao longo do ano
3.2 – Conjuntura para o Mercado de Ações para o ano de 2013
3.3 Ações Rentáveis no Brasil
3.4 Investimento em Março de 2013
4 – CONCLUSÃO
5 – BIBLIOGRAFIA
1 – INTRODUÇÃO
– A Evolução do Mercado de Capitais
Muitos são os mitos em volta do Mercado de Ações. A falta de informações dificulta o acesso a este grande universo de compra e venda de capitais. Além disso, existe um grande déficit na educação financeira dos brasileiros desde o início do ensino fundamental.
É necessário entender que a cultura de nosso país é bastante limitada no certame a investimentos, gostamos de consumir e ostentar, logo, o povo brasileiro em sua grande maioria é precário em poupar. Para tanto, o intento deste trabalho é multiplicar o conhecimento e despertar o interesse a este assunto.
A empresa responsável por intermediar o comércio de ações, denominada BM&F Bovespa, relata que uma pequena parte da população deposita a parcela de seus vencimentos neste tipo de investimento. Já em países mais desenvolvidos o que se pode observar é exatamente o contrário: grande parte das pessoas participa das negociações, mesmo com uma pequena parcela de renda. No decorrer deste trabalho mostraremos como é fácil entender o funcionamento da Bolsa e qual é sua contribuição para a Economia.
1.2 - A Evolução do Mercado de Capitais
Segundo alguns historiadores, as atuais bolsas de valores nasceram na Roma antiga. Para outros, sua origem está, na Grécia antiga, onde os comerciantes se reuniam nas maiores praças para tratar de negócios. O certo é que elas surgiram nas mais antigas civilizações, com atribuições bem diferentes das bolsas de valores de hoje.
A origem da palavra bolsa de valores - em seu sentido comercial e financeiro - está, para muitos, na cidade de Bugres, na Bélgica. O seu nome viria de Van der Burse, proprietário da casa onde se reuniam normalmente, a negócios, alguns comerciantes para realização de negócios.
...