Definição de Empreendedorismo
Tese: Definição de Empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erivansaraiva • 11/9/2013 • Tese • 2.729 Palavras (11 Páginas) • 304 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS - Empreendedorismo
Elias G. Lucio RA: 7332550119
Ildefonso Erivan P. Saraiva RA: 7310556133
Edmilson de Moraes Cordeiro RA: 7310552147
Letícia Rocha RA: 7310551417
Osasco / SP
2013
Elias G. Lucio RA: 7332550119
Ildefonso Erivan P. Saraiva RA: 7310556133
Edmilson de Moraes Cordeiro RA: 731055214
Letícia Rocha RA: 7310551417
Professora tutora presencial: Lilian M. Souza
Professora tutora a distância: Vanessa Neves de Oliveira
Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Empreendedorismo para a obtenção de nota, sob a orientação da Profa. Tutora EAD Vanessa Neves de Oliveira.
Osasco / SP
2013
SUMÁRIO
Introdução 04
Definição de Empreendedorismo 05
Etapas essenciais para criar um novo negócio 06
Conceito de Plano de Negócios 08
Execução do Plano de Negócio 15
Considerações Finais 17
Referências Bibliográficas 18
INTRODUÇÃO
O projeto de elaboração do plano de negócios visa levar ao aluno um amplo conhecimento e informações necessárias para a construção de um empreendimento.
Atividade em grupo destaca a união e o conjunto de ideias objetivas, para compor um resultado satisfatório á todos os integrantes.
Traz a possibilidade de criação de um novo negócio, criativo e competitivo, visando a partir de uma simples ideia a construção de um empreendimento grandioso e estruturado.
O seu projeto de elaboração criam um ambiente de realização e construção que vai além do âmbito acadêmico e profissional.
Vamos propor a partir de agora, um estudo aprofundado de abertura de uma empresa fictícia para atuar no mercado de Armazenamento, Transporte e Distribuição.
DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO
O Brasil passa por um bom momento em comparação ao Mercado Global, o Empreendedor Brasileiro, tem ao seu dispor, importantes ferramentas que o orienta, e que dão as diretrizes de como vencer as barreiras dos primeiros anos de vida de uma Empresa.
Os maiores vilões responsáveis pelo fechamento de tantas empresas nos primeiros anos de vida são a falta de vocação para o negocio, a falta de conhecimento técnico, e a falta de planejamento.
Habilidades naturais ou adquiridas, vocação na área de atuação facilitam todo o trabalho inicial e compreensão global de todo o projeto.
Segundo Gerber [2] (p.15: 2004), o empreendedor é o visionário em nós: o sonhador, a energia por trás de toda atividade humana, a imaginação que alimenta o fogo do futuro, o catalisador da mudança.
Empresas devem ser criadas com objetivo claro de crescimento, ainda mais nos dias atuais onde a internet e a globalização impulsionam o mercado para a comercialização de produtos no âmbito nacional e internacional.
O Brasil precisa ajustar urgentemente as questões que burocratizam todo o processo empreendedor, somos criativos, mas faltam estruturas para atender as demandas desse mercado empreendedor.
Faltam portos estruturados, faltam rodovias de qualidade, as taxas são altíssimas, demora e muita burocracia para abertura de novas empresas.
Bom seria se a construção da estrutura necessária estivesse no mesmo patamar da criativa empreendedora do brasileiro.
ETAPAS ESSENCIAIS PARA CRIAR UM NOVO NEGÓCIO
O processo para criação de um novo negócio vai além de apenas ter uma boa ideia e dinheiro para investir, embora todo o projeto já consolidado passe inicialmente por uma simples ideia.
Para ter uma boa ideia de negocio é necessário avaliar um conjunto de informações, deduções e critérios que possibilitou essa boa ideia.
Para Chiavenato (2006, p.26) pesquisar e saber vislumbrar onde estão às oportunidades, constituem os primeiros passos para identificar um bom negócio.
Deve-se levar em consideração o fator vocação para o negocio, para que as dificuldades do dia a dia não venham desanimar facilmente, o caminho para o sucesso é longo.
Quando a oportunidade de negocio se torna real, o próximo passo é a implantação de um plano de negocio.
O plano de negócios deve ser estruturado, cercado de pesquisas, levantamento de informações, esse estudo deve ser feito com tamanha responsabilidade que contemple a grandeza de um novo empreendimento.
Fazer um estudo mais aprofundado sobre o ramo de atividade, sobre a localização ideal para a instalação da unidade.
Através de um mapeamento completo é possível se antecipar aos possíveis problemas como a falta de clientes consumidores do determinado produto por questão de preço, ou questão cultural.
...