Definições Logistica
Abstract: Definições Logistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ailtoneu • 26/10/2014 • Abstract • 1.210 Palavras (5 Páginas) • 372 Visualizações
Definições Logistica:
É a essência do comércio, e contribui decisivamente para melhorar o padrão econômico da vida geral.
As atividades logísticas são a ponte que faz a ligação entre locais de produção e mercados separados por tempo e distâncias.
A Logística Empresarial é um campo relativamente novo do estudo da gestão integrada, das áreas tradicionais finanças, marketing e produção.
A Logística é a essência do comércio, e contribui decisivamente para melhorar o padrão econômico da vida geral.
Logística é o ramo da ciência militar que lida com a obtenção, manutenção e transporte de material, pessoal e instalações.
Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes. (Definição do CLM – Council of Logistics Management).
Logística é parte do processo da cadeia de suprimentos, e não o processo inteiro.
Processo da Cadeia de Suprimentos
Mais conhecido como Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (GCS) ou Supply Chain Management (SCM) é um termo surgido mais recentemente e que capta a essência da Logística Integrada.
O GCS ou SCM destaca as interações logísticas que ocorrem entre as funções de marketing, logística e produção no âmbito de uma empresa, e dessas mesmas interações entre as empresas legalmente separadas no âmbito do canal de fluxo de produtos.
Oportunidades para a melhoria dos custos ou serviços aos consumidores são concretizadas mediante coordenação e colaboração entre os integrantes desse canal nos pontos em que algumas atividades essenciais da cadeia de suprimentos podem não estar sob o controle direto dos especialistas em logística.
A Cadeia de Suprimentos abrange todas as atividades relacionadas com o fluxo e transformação de mercadorias desde o estágio da matéria-prima (extração) até o usuário final. Materiais e informações fluem tanto para baixo quanto para cima na cadeia de suprimentos.
O GCS ou SCM é a integração dessas atividades, mediante relacionamentos aperfeiçoados na cadeia de suprimentos, com o objetivo de conquistar uma vantagem competitiva sustentável.
O GCS é definido como a coordenação estratégica sistemática das tradicionais funções de negócios e das táticas ao longo dessas funções de negócios no âmbito de uma determinada empresa e ao longo dos negócios no âmbito da cadeia de suprimentos, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho a longo prazo das empresas isoladamente e da cadeia de suprimentos como um todo.
Missão da Logística Empresarial e da Cadeia de Suprimentos
Colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, no momento certo, e nas condições desejadas, dando ao mesmo tempo a melhor contribuição possível para e empresa.
Papel da Logística nas Organizações
As atividades logísticas têm considerável influência sobre a eficiência e a eficácia da produção e da comercialização.
A preocupação do Marketing é situar seus produtos e serviços em canais de distribuição convenientes de forma a facilitar o processo de troca.
A gerência de operações é responsável pela produção e entrega de bens materiais e serviços.
Como parte dos objetivos mais gerais da companhia, a logística empresarial procura atingir metas de processos de cadeia de suprimentos que venham a conduzir a organização para os objetivos globais.
Planejamento e Gestão Logísticos
No passado, a distribuição física (logística) era normalmente tida como a última fronteira para a economia de custos; hoje porém, ela é a nova fronteira para a geração da demanda.
Em “As aventuras de Alice no País das Maravilhas”, Alice pergunta ao Gato Cheshire: “Você, por favor, poderia me dizer para onde devo ir a partir daqui?” E o gato lhe responde: “Isso depende principalmente de até onde você pretende chegar.”
Estratégia Corporativa
A criação da estratégia corporativa começa com uma definição muito clara dos objetivos da empresa.
das metas mais importantes – realização de lucros, retorno do investimento, participação no mercado ou crescimento.
da visão empresarial.
Estratégia Corporativa
A estratégia corporativa impulsiona as estratégias funcionais.
A estratégia corporativa é concretizada à medida que produção, marketing, finanças e logística dão continuidade aos planos elaborados para cumpri-la.
Estratégia de Logística
A escolha de uma boa estratégia de logística exige o emprego de grande parte dos mesmos processos criativos inerentes ao desenvolvimento de uma boa estratégia corporativa.
Abordagens inovadoras de estratégia de logística podem proporcionar vantagens competitivas.
Uma boa estratégia logística inclui três objetivos principais:
Redução de Custos, Redução de Capital e Melhoria dos Serviços.
Redução de Custos:
É a estratégia voltada para o enxugamento dos custos variáveis relacionados ao transporte e armazenagem.
Maximizar os lucros é o objetivo maior.
Redução de Capital:
É a estratégia voltada para o enxugamento do nível de investimento nos sistemas logísticos.
Maximizar o retorno sobre os ativos logísticos é a motivação desta estratégia.
Melhoria dos Serviços:
Estratégias de melhoria de serviços normalmente admitem
...