Departamento de Ciências Econômicas Macroeconomia I
Por: Symon Sirano • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 595 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
Universidade Federal do Estado do Maranhão
Centro de Ciências Sociais
Departamento de Ciências Econômicas
Macroeconomia I
Professor: Jadson Pessoa da Silva
Aluno: Symon Sirano A. de Oliveira
Resenha do item 2. ( O esquema de reprodução) do Capitulo 16 (O Esquema de Reprodução) do livro : Acumulação de capital e demanda efetiva . Miglioli, Jorge
No texto o autor inicia esclarecendo os supostos gerais do esquema de reprodução de Kalecki foi baseado no esquema de reprodução de Marx, onde o Kalecki divide a economia de um suposto pais em três setores e considera somente a produção de bens-finais. Ficando definido as seguintes suposições:
Há duas classes sociais (trabalhadores e capitalistas) e duas categorias de renda (os que recebem lucros e os que recebem os salários)
Economia fechada , ou igualdade entre as exportações e importações
Economia sem governo , ou governo com equilíbrio entre a receita e despesas
Os trabalhadores não poupam , estes consomem todo o salário
Não há acumulação de estoques, ou o mesmo passa ser contado como produção de bens de investimento
O lucro, a produção e o investimento são analisados em seus valores brutos
Seguindo o pressuposto da existência de só duas categorias de renda, a renda interna bruta passa ser formada somente de lucros brutos e salários, no lado das despesas seguindo os pressupostos de uma economia fechada e da não formação de estoques, esta conta ficara reduzida a consumo e investimento bruto.
O esquema de reprodução de Kalecki é dividido em três setores. O Departamento I que produz bens de investimento, o Departamento II produz bens de consumo dos capitalistas,e o Departamento III produz bens de consumo dos trabalhadores. E cada departamento não produz somente os bens finais , ou seja, também é produzido os bens intermediários que entram na composição dos bens finais, ou seja, o valor da produção de cada departamento passa ser igual ao valor adicionado , este que é somente a soma de salários e lucros.
No esquema é onde o investimento é a soma dos lucros e salários do departamento I, já o consumo dos capitalistas é a soma dos lucros e salários do departamento II e o consumo dos trabalhadores é a soma dos lucros e salários do departamento III. E na soma dos salários com os lucros temos a renda nacional , podemos obter a renda nacional também com a soma do investimento mais o consumo dos capitalistas mais o consumo dos trabalhadores. Quando igualadas as equações das rendas nacionais e cancelamos a igualdade existente entre os salários e os consumos dos trabalhadores , assim obtendo a formula do lucro total , que é igual o investimento e o consumo dos capitalistas.
...