Descrição dos investimentos propostos
Trabalho acadêmico: Descrição dos investimentos propostos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julianemansano • 12/5/2014 • Trabalho acadêmico • 2.967 Palavras (12 Páginas) • 224 Visualizações
Sumário
Introdução: 03
Capítulo 1 – Descrição do Investimento Pretendido: 04
Capítulo 2 – Elaboração do Fluxo de Caixa Relevante: 06
Capítulo 3 – Métodos para Avaliação de Investimento: 08
Capítulo 4 – O Efeito da Inflação na Análise de Investimento: 11
Capítulo 5 – O imposto de Renda e a Depreciação: 13
Conclusão: 15
Referências Bibliográficas: 16
INTRODUÇÃO
O presente trabalho procura abordar que investir é importante, mas mais importante é conhecer os principais métodos de avaliação de investimentos (Payback, TIR e VPL), buscando compreender seus conceitos e aplicações como instrumentos que auxiliem o investidor na tomada de decisões dentro do contexto organizacional.
Sabe-se que nos dias atuais o setor de construção tem crescido consideravelmente. O governo federal tem liberado verbas por meio do BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Caixa Econômica Federal fazendo com que ocorra um maior desenvolvimento na área, levando os empresários a investir em empreendimentos voltados para a construção civil.
Nas últimas década os imóveis se valorizaram e a procura aumentou, permitindo possibilidade de lucros nesse ramo, uma vez que a procura aumenta mais do que a oferta fazendo-se necessário maiores investimentos privados no que concerne à venda de matéria prima e matérias diversos relativos à construção.
No município de Sete Quedas – MS e no país vizinho Paraguai, o crescimento econômico tem possibilitado um grande aumento na construção civil, exigindo que o município consiga suprir com a procura de materiais para construção, logo, um investimento neste ramo permitiria sucesso ao investidor.
Diante dessa realidade, deve se entender que mesmo com uma procura constante, os investimentos levarão um certo tempo para que haja algum retorno capaz de compensar o investidor pela privação ao seu uso durante determinado período, logo é importante o uso ferramentas que permitam averiguar a viabilidade econômico-financeira de um projeto de investimento através da utilização de métodos de análise, permitindo assim a tomada de decisões e de alocação de capital.
CAPÍTULO - 1
DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO
É uma empresa de vendas de materiais de construção. Este projeto visa a instalação de uma empresa na qual vende-se materiais de construção, algo na qual está fazendo falta nos dias atuais no município e é bem provável que se não for instalada urgentemente uma empresa deste porte, futuramente será necessário realizar a compra de materiais de construção em outro município. Este investimento faz uso de recursos disponibilizados por pessoas jurídicas de direito privado objetivando gerar retorno monetário aos investidores.
Este empreendimento procura busca soluções para os que estão interessados em construir e acabam sendo obrigados a comprar materiais de construção nas cidades vizinhas ou nos grandes centros por falta de opção de compras. Para isso o procura-se estruturar uma empresa que vise a geração de lucro através da venda de produtos voltados para a construção civil, colaborando para o desenvolvimento financeiro e social do município de Sete Quedas e com isso melhorar a qualidade de vida dos funcionários fornecendo a estes um salário condizente com suas capacidades.
A empresa é de porte médio, sendo a mesma suficiente para que todos os que precisam adquirir materiais para construir não necessitem se deslocar para outros centros maiores e a partir desse momento os impostos acabarão ficando onde fora comprado tais produtos, impedindo a geração de empregos diretos através da instalação da empresa e indiretos por meio da arrecadação de impostos para o municípios.
É importante salientar sobre o empreendimento pretendido expondo alguma fundamentação para que o mesmo seja justificado. Um gestor deve analisar os investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções. Para tanto ele faz três considerações que influenciam a decisão; a econômica, a financeira, a de Ambiente empresarial. Segundo Bateman e Snell (1998), uma oportunidade de negócio, encontrada por uma pessoa precisará de análise e planejamento completos, para que possa convencer outras pessoas a acreditar e comprar sua ideia, além de evitar erros custosos. Com tudo isso, sempre é importante um plano de negócio.
“O planejamento força o empreendedor a pensar em todos os tipos de problemas associados ao início e desenvolvimento do novo negócio, muitos empreendedores têm de contrair empréstimos, e um plano de negócio é absolutamente decisivo para persuadir credores e investidores a participarem do negócio. Os estudos têm mostrado que pequenas empresas com uma análise cuidadosa e planejamento por escrito têm mais possibilidade de sucesso do que aquelas sem planejamento” (DAFT, 1999, p. 107 e 108).
No desenvolvimento de um plano de negócios os aspectos referentes ao marketing devem receber uma atenção especial, pois, os mesmos correspondem a uma parte significativa do plano, justamente aquela que analisa a viabilidade do negócio em termos de mercado.
“Plano de marketing é basicamente um planejamento do marketing mix (composto mercadológico) de uma organização. É seu papel oferecer um mecanismo de orientação ao processo decisório de marketing. O Plano de marketing deve identificar as oportunidades de negócios mais promissoras para a empresa e esboçar como penetrar em mercados identificados, como conquistá-los e manter posições” ( DOLABELA, 1999, p. 150).
Toda empresa deve transmitir uma mensagem utilizando, pelo menos, os conceitos de marketing. A mensagem transmitida ao consumidor para motivá-lo a comprar o seu produto ou serviço deve abranger alguns aspectos que são determinados na decisão de compra do cliente
“Os consumidores têm-se tornado cada vez mais seletivo ao longo destes anos e procuram aquilo que satisfaça não apenas uma necessidade imediata, mas que contribua para uma sensação global e duradoura de bem-estar”. (SEBRAE/ RS, 1998. P.14)
Os concorrentes podem ser avaliados apenas pelo
...