Desenvolvimento Ecomonico
Projeto de pesquisa: Desenvolvimento Ecomonico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lmfm • 14/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.685 Palavras (7 Páginas) • 211 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
5º SEMESTRE – 2012/1
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
RESUMO
O crescimento econômico dos BRICS está promovendo simultaneamente a diminuição das desigualdades sociais internas e se a parte inferior da pirâmide social está sendo de fato beneficiada. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul concentram quase 50% da população mundial. Esses fatores de desigualdade são analisados através do índice de Gini e Curva de Lorenz, e veremos outros dados do PIB e IDH comprovam tamanha desigualdade. A melhoria do bem-estar social destas pessoas representa uma queda na desigualdade global, aquela que considera as desigualdades entre os cidadãos do planeta independente de suas nações, como se o mundo fosse um único país.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------- 06
2. PIB -------------------------------------------------------------------------- 07
3. INDICE DE GINI -------------------------------------------------------- 10
4. CURVA DE LORENZ -------------------------------------------------- 12
5. IDH -------------------------------------------------------------------------- 13
6. BRICS ---------------------------------------------------------------------- 15
7. IDH DA REGIÃO---------------------------------------------------------- 17
7.1- ECONOMIA ------------------------------------------------------------ 18
7.2- EDUCAÇÃO ------------------------------------------------------------ 18
8. BRICS ----------------------------------------------------------------------- 19
8.1- DESENVOLVIMENTO ------------------------------------------------ 19
8.2- CIENCIA E TECNOLOGIA ------------------------------------------- 19
9. CARGA TRIBUTÁRIA ---------------------------------------------------- 21
10.DESENVOLVIMENTO SOCIAL --------------------------------------- 23
11. BIBLIOGRAFIA ----------------------------------------------------------- 24
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento ou crescimento econômico é definido como o êxito na competição entre os Estados- nação. Entendido nestes termos, não é simplesmente o resultado de instituições que garantem a propriedade e o contrato, mas de uma estratégia nacional de desenvolvimento que tem como agente a Nação e, como instrumento, seu Estado.
É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas. Visto sob o ângulo da demanda, o desenvolvimento econômico depende principalmente de uma taxa de câmbio competitiva, mas nos países em desenvolvimento há uma tendência à sobre-apreciação dessa taxa que, no entanto, os países ricos negam.
O aspecto fundamental é que desenvolvimento econômico não pode ser analisado, somente, por meio de indicadores como crescimento do produto real ou crescimento do produto real per capita. Desenvolvimento econômico deve ser complementado por indicadores que representem, ainda que de forma incompleta, a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, bem como a elevação das condições de saúde, nutrição, higiene, moradia, dentre outras variáveis sociais.
ETAPA 1
Conceitos PIB = Produto Interno Bruto
A desigualdade de Vida no mundo é muito visível, o Produto Interno Bruto (BIP) é o principal indicador utilizado como medidor de um País.
PIB – PRODUTO INTERNO BRUTO
O PIB - Produto Interno Bruto - é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostas e energia).
PIB NOMINAL
Produção de bens e serviços avaliada a preços correntes.
PIB REAL
Produção de bens e serviços avaliada a preços constantes.
PIB PER CAPTA
PIB per capita (divisão do PIB pelo número de habitante).
Com a expansão registrada em 2011, o PIB per capita alcançou R$ 21.252, em valores correntes. De acordo com o IBGE, em 2010, o PIB per capita havia crescido 6,5%, enquanto a economia havia registrado expansão de 7,5%.
É muito importante relacionar o crescimento da produção (PIB) com o da população do país, pois, é esta relação que determinará se, na média, a população está "enriquecendo" ou não. Como exemplo pode-se observar os resultados do ano de 2012: mesmo com o crescimento de 0,9%, “o pior desempenho desde o pico da crise, em 2009, quando encolheu 0,3%. O resultado ficou abaixo do PIB de 2011, que avançou 2,7%” a evolução do PIB per capita foi negativo, segundo ministro da fazenda reconheceu que os números vieram abaixo das expectativas do governos, evidenciando que a população cresceu mais do que a produção naquele ano, mostrando que na média a população empobreceu. É importante lembrar que o PIB per capita é apenas
...