Desenvolvimento Econômico
Tese: Desenvolvimento Econômico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mirleyrose • 24/5/2014 • Tese • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 226 Visualizações
O Desenvolvimento Econômico é um fenômeno histórico que passa a correr nos países ou estado-nação que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentável da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de processo técnico.
Os dois fatores fundamentais para o desenvolvimento econômico são:
A taxa de acumulação de capital em relação ao produto Nacional.
E a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção.
Sendo a principal a determinar a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista, É a existência ou não e uma estratégia nacional
de desenvolvimento, em que o crescimento da produtividade de um país dependente diretamente da acumulação de capital e da incorporação de progresso técnico à produção. Investimento e progresso técnico, por sua vez dependem em geral da qualidade das instituições formais (Politicas, Leis) e Informais (Praticas Sociais ou uso e Costumes) que cada sociedade adota.
Para se ter um melhor desenvolvimento econômico foram apresentados três formas de medidas que são:
O Índice de GINI.
A Curva de Lorenz.
IDH-Índice de Desenvolvimento Humano.
ÍNDICE DE GINI- Desenvolvido pelo matemático Italiano Conrrado Gini, o coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países.
O Coeficiente varia entre 0 e 1, Sendo que quanto mais próximo do zero menor é a
desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um maior a concentração de renda do país. Na pesquisa divulgada em 2009 mostra que o Brasil é 54,4 ou 0,544 relativos ao ano 2008, O que demonstra que o nosso país tem uma alta concentração de renda.
O Índice de Gini é calculado com razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz – Um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender as desigualdades.
A CURVA DE LORENZ
É uma representação gráfica constituída a partir da ordenação da população pela renda. Onde a palavra chave é
consumo e economia, A curva de Lorenz (ou Curva de Concentração Lorenz) Consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição de rendimentos entre as famílias numa determinada economia ou sociedade. O Gráfico consiste num diagrama em que um dos eixos é colocado a variável rendimento e no outro lado a população, Ambos representados por classes percentuais que cabe a cada grupo da população, O que permite fazer uma leitura do tipo:’’ Os X% da população mais pobre detém Y% do total de rendimentos.”
Quanto mais afastada da diagonal estiver esta linha, Maior é a concentração do rendimento, ou seja, maior será a desigualdade na reparticipação do rendimento entre as famílias. A curva de Lorenz pode ser complementada com o índice de Gini, O qual quantifica o grau de concentração dos rendimentos.
IDH – Índice de Desenvolvimento Humano
É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida a população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.
Classificação de acordo com o IDH (Leva em consideração a classificação, ranking)
25% de menor IDH – desenvolvimento humano baixo (geralmente países em processo de desenvolvimento).
25% acima do menor IDH – desenvolvimento humano alto
(geralmente países em processo
...