Desenvolvimento econômico
Tese: Desenvolvimento econômico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kuka24 • 20/5/2014 • Tese • 849 Palavras (4 Páginas) • 302 Visualizações
2 Desenvolvimento Econômico
O desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos países ou Estado - nação que realizaram sua revolução capitalista já que só no capitalismo se pode falar em acumulação de capital, salários, e aumento sustentado da produtividade. Nas sociedades pré-capitalistas ocorreram momentos de prosperidades, mas nada semelhante ao que hoje denominamos desenvolvimento econômico.
O desenvolvimento econômico tende a ser relativamente auto-sustentado na medida em que no sistema capitalista os mecanismos de mercado envolvem incentivos para o continuado aumento do estoque de capital e de conhecimentos técnicos. Isto não significa, porém, que as taxas de desenvolvimento serão iguais para todos: pelo contrário, variarão substancialmente dependendo da capacidade das nações de utilizarem seus respectivos estados para formular estratégias nacionais de desenvolvimento que lhes permitam serem bem sucedidas na competição global.
O desenvolvimento econômico é apenas um dos objetivos políticos das sociedades modernas, e, portanto, que há outros tão ou mais importantes que ele como a liberdade, a paz ou a segurança, a justiça social, e a proteção da natureza. Existi circunstâncias nas quais o crescimento da renda per capita não envolva essas transformações e não configurem, portanto, desenvolvimento econômico.
O crescimento econômico vem se fundando na preservação de privilégios das elites que satisfazem seu afã de modernização, já o desenvolvimento se caracteriza por seu projeto social subjacente. Desenvolvimento humano seria o gênero que incluiria as espécies econômicas, social, político e ambiental.
Na China vem ocorrendo uma forte concentração de renda mais de 300 milhões de pessoas ultrapassou a linha de pobreza então pensamos quanto desenvolvimento econômico acontece por lá.
2.1 Conceitos Produto Interno Bruto (PIB)
O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo.
O primeiro fator que influencia diretamente a variação do PIB é o consumo da população quanto mais às pessoas gastam, mais o PIB cresce. Se o consumo é menor, o PIB cai. O consumo depende dos salários e dos juros se as pessoas ganham mais e pagam menos juros nas prestações, o consumo é maior e o PIB cresce. Com salário baixo e juro alto, o gasto pessoal cai e o PIB também. Por isso os juros atrapalham o crescimento do país.
Os investimentos das empresas também influenciam no PIB. Se as empresas crescem, compram máquinas, expandem atividades, contratam trabalhadores, elas movimentam a economia no qual os juros altos também atrapalham aqui: os empresários não gastam tanto se tiverem de pagar muito pelos empréstimos para investir.
Os cálculos do PIB são feitos e divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um órgão do governo que tem a missão institucional de retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania.
2.2 Índices de Gini
O índice de gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Conrado Gini em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tornasse como pressuposto a desigualdade distributiva de renda, criando uma escala comprável desse
...