Despesas e sua classificação
Resenha: Despesas e sua classificação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lisiflor • 30/3/2014 • Resenha • 584 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
Custos e sua classificação:
Entendemos por custo o gasto aplicado na produção de um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, tendo como objetivo identificar o custo das diferentes atividades da empresa.
Os custos são classificados em custos de produção que se dá na fabricação dos produtos ou serviços, custos administrativos, utilizados na programação, controle e execução das políticas da empresa e custos de comercialização que são custos de movimentação e distribuição do produto.
Para avaliar o produto individualmente e identificar a participação de cada produto é necessário se classificar em direitos e indiretos.
Custos Direitos: São gastos diretamente relacionados aos produtos, ou seja, referem-se à quantidade de material e serviço utilizado na produção de um produto. São mensurados de maneira clara e objetiva.
Custos Indiretos: São gastos não diretamente relacionados aos produtos, ou seja, é necessário adotar uma distribuição para alocar custos aos produtos. Não são mensurados de maneira clara e objetiva.
Os custos têm influência direta à quantidade de produtos produzidos pela empresa e são divididos em custos fixos que permanecem constantes e independem do volume a ser produzido e custos variáveis que mantém uma relação direita com o volume de produção e são classificados como progressivos, constantes e regressivos.
Métodos de Custeio:
Métodos de custeio é a apuração de valores de custos dos bens, mercadorias ou serviços de entidades públicas e privadas.
Custeio por Absorção: Consiste na alocação de todos os custos de produção aos bens ou serviços produzidos. Têm como vantagem obter todos os custos aplicados, possibilitando a apuração dos resultados, cálculos dos impostos e dividendos a distribuir e atende aos Princípios Fundamentais da Contabilidade. Como desvantagem este método apresenta poucas informações para fins gerenciais
Custeio Variável: Identifica custos variáveis e fixos, ou seja, custos que oscilam conforme o volume de produção e vendas dos custos estáveis diante do volume de produção e vendas. Têm como vantagem identificar os produtos mais rentáveis e assim avaliar e definir políticas de preços e de descontos sem prejuízo. Como desvantagem não atende aos princípios contábeis e não é aceitos pelas autoridades fiscais.
Custeio ABC: Identifica, analisa e controla custos na atividade e processos de uma empresa. Atribui individualmente o custo indireto consumido por cada produto. Como vantagem atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, exige a implantação de controles internos, proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos, pode ser empregado em diversas empresas, pode fornecer subsídios para gestão econômica, custo de oportunidade e custo de reposição e ajuda na eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto. Como desvantagem tem gastos elevados para implantação, alto nível de controles internos, revisão constante, informações de difícil extração, reorganização da empresa antes de sua implantação.
Custeio Padrão ou Standard: É o custo de produção estabelecido antes do início do processo produtivo, fornece
...