ECONOMIA E MERCADO IMPORTÂNCIA DE DEFINIÇÕES E IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA PARA ORGANIZAÇÕES
Exam: ECONOMIA E MERCADO IMPORTÂNCIA DE DEFINIÇÕES E IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA PARA ORGANIZAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 130673 • 1/11/2014 • Exam • 809 Palavras (4 Páginas) • 1.444 Visualizações
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
JUSCINEIDE DA SILVA RIBEIRO
ECONOMIA E MERCADO
CONHECER A DEFINIÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA ECONOMIA
PARA AS ORGANIZAÇÕES
PETROLINA
2014
Atividade Semanal 1
Competência 1
Perguntas
1. Procure formular uma definição própria do que você entende por Ciência Econômica.
2. Quais dos seguintes bens são considerados bens livres e quais são considerados bens econômicos? Justifique a resposta.
a) Uma lata de cerveja;
b) Um carro de segunda mão;
c) As areias do deserto do Saara.
3. Explique a diferença entre bens finais e bens intermediários.
4. Explique de que forma os proprietários de recursos produtivos são remunerados pela utilização dos serviços dos fatores de produção.
5. Trace um retrato do fluxo circular da renda. Identifique os elementos do modelo que correspondem os elementos do modelo ao fluxo de bens e serviços e o fluxo monetário em uma economia fechada e sem governo. De acordo com esse fluxo, justifique sua resposta.
RESPOSTAS
1-É uma ciência que consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
2- a) Uma lata de cerveja – Bem econômico ( são aqueles bens úteis que possuem preços, são relativamente escassos e são atribuídos a algum esforço humano).
B) Um carro de segunda mão – Bem econômico (são aqueles bens úteis que possuem preços, são relativamente escassos e são atribuídos a algum esforço humano.
c) Areias do deserto de Saara – Bem livre (São aqueles bens intangíveis, de livre acesso a todos e que não possuem valor).
3 – A diferença é que bens finais são aqueles que não vão ser transformado em outros bens, que já estão prontos para serem usados; e Intermediário, são aqueles bens de matérias primas processadas que são empregados para a produção de outros bens.
4) A remuneração dos fatores de produção é o que se paga a um fator de produção. Por exemplo, a remuneração do trabalho é o salário, ou seja, para o que o proprietário dos bens de capital possa produzir, é necessário trabalho, é necessário empregar trabalho, e a remuneração a ser paga ao trabalhador é o salário. Outro fator de produção é o próprio bem de capital, a sua remuneração não é o valor pago, mas os a taxa de juros que o seu valor renderia se fosse aplicada. Por exemplo, se você tem uma quantidade de dinheiro, pode escolher entre abrir uma unidade produtiva ou aplicar esse dinheiro. Se você opta por produzir, está perdendo de ganhar a taxa de juros. Esse dois exemplos são os mais clássicos da economia, mas em todos os fatores de produção são remunerados, cada qual de alguma forma e também tem a capacidade tecnológica e administrativa que são respectivamente o aluguel, os royalties e os lucros.
5) Tendo como escopo a idéia de sistema econômico, o estudo da macroeconomia
tem seu ponto de partida na compreensão
...