EMPREENDEDORISMO - Dornelas
Tese: EMPREENDEDORISMO - Dornelas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taty333 • 10/5/2014 • Tese • 585 Palavras (3 Páginas) • 1.154 Visualizações
2.2 EMPREENDEDORISMO – Dornelas
Verificou-se que o empreendedorismo (entrepreneurship) é a arte de juntar algo essencial para criar algo essencial (pessoas e oportunidades) que resulte na criação de novos negócios, que quando bem administrado por um empreendedor que permite se desenvolver no aprimoramento do know-how, aptidão da criatividade, aproveitamento das oportunidades e cálculo dos possíveis riscos resulta no sucesso do negócio.
Pode-se argumentar que o empreendedorismo transcorre de uma combinação de recursos financeiros, físicos, mão-de-obra e de uma ideia original ou inovadora. Desta forma inicia o processo de criação de um negócio que atenda as necessidades de seus consumidores finais.
2.2.1 Conceito
Segundo Dornelas (2012) a melhor definição para o empreendedorismo se dá na união de dois aspectos que quando em conjunto transformam ideias em oportunidades. Estes aspectos são: as pessoas e os processos. As oportunidades encontradas após junção dos dois aspectos anteriormente mencionados resultam na criação de negócio de sucesso.
Nesse sentido o empreendedorismo relaciona-se diretamente no ato de o empreendedor assumir e correr riscos que podem resultar na criação de novos negócios através de oportunidades encontradas e ainda capitalizar sobre este negócio.
O empreendedorismo pode ser ensinado às pessoas. No passado esta questão partia do pressuposto de que os empreendedores eram predestinados ao sucesso por nascerem com um diferencial referente a este tema, porém, foi constatado que este argumento refere-se a um mito.
[...] Hoje em dia, esse discurso mudou e, cada vez mais, acredita-se que o processo empreendedor pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa e que o sucesso é decorrente de uma gama de fatores internos e externos ao negócio... (DORNELAS, 2012, p 30)
Desta forma o empreendedorismo ajuda no desenvolvimento econômico, social e local por meio do giro que promove nestas áreas.
2.2.2 O EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
De acordo com Dornelas (2012), o surgimento do empreendedorismo no Brasil começou a se tornar mais relevante na década de 1990, pois foi neste período em que as entidades SEBRAE e Softex que apoiam o tema foram criadas, através destas instituições que esse tema foi se tornando mais consistente.
Além das primeiras instituições de apoio aqui citadas que surgiram para desenvolver o empreendedorismo no país, uma grande contribuição também ocorreu por meio de Incubadora de empresas e instituições de ensino. Essa parceria foi um fato muito importante da história do empreendedorismo, pois contribui no surgimento dos programas de ensino do empreendedorismo no Brasil.
[...] Até então, palavras como plano de negócios (business plan) eram praticamente desconhecidas e até ridicularizadas pelos pequenos empresários. Passados 20 anos, pode-se dizer que o Brasil entra na segunda década deste novo milênio com todo o potencial para desenvolver um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo de todo o mundo, comparável apenas aos Estados Unidos, onde mais de duas mil escolas ensinam empreendedorismo. (DORNELAS, 2012, p15)
Ainda segundo Dornelas (2012), Marco Polo foi o primeiro exemplo de empreendedorismo,
...