EMPREGADOS DE CONSUMIDORES
Resenha: EMPREGADOS DE CONSUMIDORES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 979797 • 4/11/2014 • Resenha • 232 Palavras (1 Páginas) • 280 Visualizações
COOPERATIVAS DO RAMO DE CONSUMO
Cooperativa de consumo é uma forma de organização cooperativa voltada à satisfação das necessidades de consumo dos cooperados. Pode ser aberta, onde qualquer pessoa pode se associar, ou fechada, admitindo como cooperados somente as pessoas ligadas a uma mesma empresa, sindicato ou profissão.
Caracterizam-se pela compra em comum de artigos de consumo para seus cooperantes, buscando diminuir o custo desses produtos. Na prática, muitas funcionam como supermercados, proporcionando conveniência e oferecendo diversidade de produtos aos seus cooperados.
O objetivo social de uma cooperativa de consumo é a defesa econômico-social dos seus associados, por meio de ajuda mútua e, para o cumprimento das suas finalidades, opera, na aquisição de gêneros alimentícios, artigos de limpeza, uso pessoal, roupas, eletrodomésticos, etc. fornecendo-os aos seus associados. Quanto maior o capital formado pelas quotas-parte, maior será a diversificação dos itens que atenderão o cooperado.
O que diferencia a cooperativa de consumo de um supermercado ou similar é a importância do associado que, ao subscrever quotas de participação quando da sua admissão, assume o papel de dono dessa sociedade. Portanto, na cooperativa de consumo, deixa de exercer apenas o papel de mero comprador, passando a colaborar com o seu resultado final.
Mais um importante diferencial entre as cooperativas de consumo e os supermercados consta da própria Constituição Federal (artigo 146 III, letra "c"), que prevê tratamento tributário diferenciado aos atos cooperativos praticados entre as cooperativas e seus associados.
...