ESTUDO DIRIGIDO – EXERCÍCIOS PROPOSTOS
Por: Debota • 3/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.155 Palavras (5 Páginas) • 311 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO – EXERCÍCIOS PROPOSTOS
Economia e Mercado – ¬¬1º Módulo
Professor: Tânia Oliveira
Valor 50 pontos
Trabalho poderá ser realizado individualmente, dupla ou trio.
Turma
NOME DO ALUNO:¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ _________________________________________________
NOME DO ALUNO: _________________________________________________
1) Diferencie: Bens de consumo durável, não durável, bens de capital, bem intermediário e bens públicos.(4 pontos)
Bens de consumo durável: São aqueles que só perdem a utilidade com o uso persistente ou longo período de tempo, ou seja, permitem um uso prolongado.
Bens de consumo não durável: São aqueles feitos para consumo imediato, ou seja, acabam na medida em que são usados.
Bens de capital: Também chamados de bens de produção e são os equipamentos e instalações, portanto, necessários para a produção de outros bens ou serviços e tem função intermediaria para a satisfação e necessidade humana.
Bem intermediário: São aqueles bens absorvidos no processo de produção de outros, ou seja, que podem ser transformados em algum outro bem, portanto, devem sofrer novas transformações a fim de se tornarem bem de consumo ou bem de capital.
Bens públicos: Traz a ideia de coletivo, pois, o consumo é feito simultaneamente por diversos indivíduos, e seu uso é difundido com essa coletividade.
2) Quais são os fatores de produção?(4 pontos)
São os que estão presentes em todos os produtos, guardando cada um sua proporção, o que forma uma combinação única e individual. Basicamente são três os fatores de produção, sendo: trabalho (recursos humanos e capacidade empresarial); terra (representa recurso básico para a produção de bens e onde se extrai as riquezas naturais); e capital (também representa recurso básico para a produção de bens, tendo em vista o fator investimento).
3) Os preços são determinados pela oferta e demanda. Explique esta afirmativa:(4 pontos)
Deparamos com a famosa expressão “lei da oferta e da procura (demanda e oferta)”.
Pois bem, importante iniciar falando da demanda que é tudo aquilo almejado pelo consumidor em determinado espaço de tempo, todavia, apenas relacionado ao desejo e não ao consumo bem desejado. Do outro lado temos a oferta que trata da quantidade de bens ou mesmo serviços em que seus produtores desejam vender em determinado espaço de tempo.
Com isso podemos perceber que com o aumento do preço de um determinado produto, maior é o estimulo para fabricação do mesmo e no momento em que ele se normaliza no mercado ocorre a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricante de produzi-lo.
Através dessas forças (oferta e demanda) é que o mercado vai se posicionar em relação aos preços, fazendo com que os preços dos produtos seja regido pela oferta (oferecendo pouco para o mesmo elevar-se) e pela demanda (almejando muitos produtos para ele chegar a preços mais acessíveis), sendo que esse conflito, ou simplesmente conhecido como “lei da oferta e da procura” serve para qualquer produto.
4) Diferencie Concorrência Perfeita, Monopólio e Oligopólio (4 pontos)
Concorrência Perfeita: É aquele mercado em que nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto, portanto, elas não irão se correlacionar em nada, mesmo tendo produtos homogêneos dentro do mercado.
Monopólio: Neste mercado temos uma empresa que será dominante, ou seja, não haverá concorrência, pois, essa empresa dominante ditará todas as regras para determinado produto. O marcante é que tal empresa dominante e seu produto serão insubstituíveis utilizando e tendo vários mecanismos de barreiras a entradas de novas empresas. No monopólio a empresa dominante detém todas as informações relevantes ao mercado utilizando das mesmas como maneira de controle, inclusive, no que tange aos preços, demonstrando que este tipo de mercado é vinculado ao poder, tendo em vista a representação estratégica para algum grupo econômico ou de soberania do país.
Oligopólio: Caracterizada pela flexibilidade, apresenta quantidade de empresas concorrentes detentoras de uma grande fatia do mercado consumidor, e são tidas como “lideres do mercado” o que não afasta a grande concorrência que travam entre si. Em tal estrutura é exercido um forte movimento para dificultar a entrada de novos concorrente e para isso ocorrerá barreiras para tal mercado. Aqui o controle de preços será grande, tendo em vista a participação de mercado dessas grandes empresas que atuam como “líderes”.
5) Explique a função da moeda:(4 pontos)
A função primordial da moeda é o fato de ser um instrumento de troca, tendo sido criada para ser um mecanismo de facilitação, envolvendo as trocas entre os diversos agentes da atividade econômica. Através dela é possível comparar os valores de diferentes mercadorias. Ainda cumpri a função de reserva de valor (embora não cumpra de maneira ideal). Vale destacar que quanto maior a inflação de um país, mais rapidamente a moeda perde valor, tornando, assim, pior sua capacidade de reserva de valor.
6) Inflação de demanda, quando seu nível está operando em “Pleno emprego”, é quando:(2 pontos)
a) Existem produtos em excesso;
b) O governo aumenta os juros;
c) Excesso de procura em relação à oferta de bens e serviços;X
d) Aumento de insumos e matéria prima.
7) Qual dos itens abaixo não faz parte de um “Produto de Pleno Emprego”?(2 pontos)
a) Todos trabalhadores (que desejam trabalhar) estarão empregados;
b) Toda a terra estará ocupada;
c) Todas as máquinas estarão funcionando;
d) Todos os governos estarão gastando.X
8) Dos itens abaixo, qual não faz parte do sistema de mercado: “Oligopólio”?(2 pontos)
a) Grupo limitado de empresas;
b) Muitas
...