Economia Descomplicada
Por: Rodrigo Nascimento • 25/6/2017 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 339 Visualizações
Economia Descomplicada
Inflação, desemprego, crescimento econômico, pobreza, distribuição de renda, o local onde moramos, as roupas que vestimos alimentos que comemos e até o salário que recebemos e todas essas questões são discutidas todos os dias e muitas vezes não percebemos e todas elas estão ligadas a Economia, que vem do grego e que significa “administrar a casa” que por analogia pode ser administrar a Empresa, o País.
O homem sempre quer mais, e nunca está satisfeito com o que tem, mas não há recursos disponíveis para todos, ai que surge o objeto de estudo da economia a “Escassez” que significa a disparidade entre a quantidade demandada de um produto ou serviço e o montante fornecido no mercado. Dentro disso as pessoas, o governo o qualquer que seja sua organização econômica terá que fazer escolhas. Assim também podemos definir economia com um estudo de como a sociedade decide “O que produzir?”, “Como produzir?” e “Para quem produzir?” e a resposta disso irá depender da organização econômica vigente.
Há também economia com planejamento centrado, nesse caso o Estado é proprietário de tudo e decide tudo, atualmente os países que mais se aproximam desse modelo é a China e Cuba, no entanto o mais comum de se encontrar é a economia Mista isto é Governo e mercado interagem na busca de solução de problemas econômicos.
Em uma economia de mercado o mecanismo de preço resolve os problemas fundamentais da economia. A micro economia estuda os preço e podem harmonizar oferta e demanda, gerando equilíbrio.
Assim como acontece com a demanda existem outros fatores além do preço que geram alterações na oferta, os principais são: tecnologia e preço dos insumos. Além das forças de mercado o preço de venda dos produtos vai depende da estrutura de mercado existente, os dois extremos são: concorrência perfeita e o monopólio.
A macro economia estuda as relações entre os grandes agregados( Renda nacional, nível de emprego, nível de preço, consumo, poupança, exportações, investimentos totais) a mais conhecida dessas agregações é o PIB.
A politica da macro economia tem que visar algumas notas, são elas: Alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa, crescimento econômico. Para atingir essas metas o governo deve atuar sobre a capacidade produtiva e sobre a despesa da sociedade. Basicamente os instrumentos de politica macro economia utilizado para isso são: Politica Fiscal, Politica Monetária, Politicas Cambial e Comercial.
Atualmente as economias de todos os países estão interligadas, havendo uma integração cada vez maior dos meios de comunicação dos mercados e dos transportes. Esse processo de interligação das economias ficou conhecido como Globalização.
A taxa de câmbio que é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional, e que também sofre valorização e desvalorização. A taxa de câmbio tem uma influencia muito grande em toda a economia do país, dessa maneira é importante que o governo estabeleça regras para determinação de taxa de câmbio.
Diariamente ouvimos noticias de intervenções do governo na economia. O governo decide onde gastar os recursos públicos, o governo determina a meta da inflação utilizada, o governo determina o percentual da taxa de juros básica da economia.
...