Economia Industrial Prevenção Estratégica à Entrada
Por: Sabrina Shiokawa • 28/3/2022 • Resenha • 374 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Economia Industrial
Prevenção Estratégica à entrada
Ao acentuar a importância das estratégias empresariais na detenção da entrada e nos processos competitivos posteriores, o capítulo advoga a inversão da lógica que vai da determinação da estrutura para a conduta, mostrando que também a conduta irá determinar a estrutura do mercado. Isto pode ser corroborado com importante evidência empírica
Outro elemento a ser enfatizado é a importância do comprometimento estratégico para dar credibilidade às ações das empresas.
Os elementos funcionais ressaltados por Chandler são justamente aqueles em que os custos irrecuperáveis têm importância. Deve-se, no entanto, ressaltar que os elementos estratégicos no sentido de Chandler não são tratados neste capítulo. Esta conclusão aponta que a maior parte dos elementos de competição aqui considerada se baseia em hipóteses iniciais de assimetria entre os agentes. A partir do momento em que se assume o pioneirismo de uma empresa, ela age para realizar investimentos irreversíveis que dão credibilidade a ameaças de comportamento. Essa ênfase é voltada para situações anteriores ao pioneirismo, que determinam o movimento mais rápido em direção a mercados em crescimento. Neste caso, a análise deste capítulo é limitada, e o recurso à história e a outras teorias em que elementos de racionalidade não substantiva estão presentes parece ser importante. A Parte V deste livro tratará deste assunto.
A existência de barreiras à entrada pode ser eficaz na explicação de redução do ritmo de entrada, mas não consegue explicar a prática de preço-limite na presença de entrada potencial em grande escala.
Originalmente, a explicação para o uso de preço-limite se baseava no uso do postulado de Sylos que propõe que empresas entrantes adotarão a hipótese de que as empresas estabelecidas manterão suas quantidades de produção mesmo após a entrada.
A ameaça de manutenção das quantidades, proposta no postulado de Sylos, é pouco crível, dadas as curvas de reação presentes no período após a entrada.
Custos irrecuperáveis são investimentos realizados que têm custo de oportunidade igual a zero, ou seja, são decisões de despesa que não têm retorno.
A presença de custos irrecuperáveis permite dar a ameaças realizadas no período inicial credibilidade de sua concretização no período pós-entrada.
O uso de custos irrecuperáveis pode ter funções distintas em situações de prevenção ou de acomodação da entrada.
Assimetria informacional é outra maneira de se explicar a adoção de preço- limite.
...