Era keynesiana
Artigo: Era keynesiana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: math17a • 25/2/2015 • Artigo • 220 Palavras (1 Páginas) • 219 Visualizações
tecnológica.
A ênfase quase exclusiva sobre a flexibilidade dos salários atenuava a gravidade e complexidade dos problemas de desemprego.
Segundo a Teoria Neoclássica, o homem saberia racionalizar e, portanto, equilibraria seus ganhos e seus gastos. É nela que se dá a consolidação do pensamento liberal. Doutrinava um sistema econômico competitivo tendendo automaticamente para o equilíbrio, a um nível pleno de emprego dos fatores de produção.
Keynesiana
Quando a doutrina clássica não se mostrava suficiente diante de novos fatos econômicos, surgiu o economista inglês John Maynard Keynes que, com suas obras, promoveu uma revolução na doutrina econômica, opondo-se, principalmente, ao marxismo e ao classicismo. Substituindo os estudos clássicos por uma nova maneira de raciocinar na economia, além de fazer uma análise econômica reestabelecedora do contato com a realidade.
Seus objetivos eram de, principalmente, explicar as flutuações econômicas ou flutuações de mercado e o desemprego generalizado, ou seja, o estudo do desemprego em uma economia de mercado, sua causa e sua cura.
Esta era chamada de keynesiana iniciou-se em 1936. Muitos autores descrevem o inicio desta era como Revolução Keynesiana, tamanho o impacto de sua obra.
A economia mundial atravessava na década de 30, uma crise que ficou conhecida como a Grande Depressão. A teoria econômica vigente acreditava que se tratava de um problema temporário. Para Keynes, como não existem forcas de auto-ajustamento na economia, torna-se necessário a
...