Estrutura de Mercado e Inovação: Economia Industrial
Por: Mário Sérgio Coelho • 14/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.041 Palavras (5 Páginas) • 1.953 Visualizações
Estrutura de Mercado e Inovação
APPLE
Introdução
A Apple é uma empresa norte-americana que surgiu no século XX voltada para a área tecnológica. Ao longo dos anos percebe-se a evolução dessa empresa em relação ao seus produtos, obtendo um mercado cada vez maior nos Estados Unidos e no mundo.
Observa-se ainda que a empresa realiza uma serie de investimentos em pesquisa a fim de cada vez mais diversificar seus produtos, e incrementa-los obtendo maior margem de lucro e de aceitação
História
Fundada em 1976 na Califórnia por Steve Wozniak, Steve Jobs e Ronald Wayne. É uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais.
Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão a linha de computadores Mac, seu sistema operacional Mac OS X, a linha iPod de reprodutores de mídia portáteis e a linha de celulares iPhone.
O lançamento do primeiro Iphone, com funções de tocador de áudio, câmera digital e internet, múltiplos toques (multitouch), foi em 2007. Um milhão de unidades foram vendidas em 74 dias. A partir daí, a Apple passa a atingir mercado de maneira acelerada, tomando a devoção de muitos clientes pela marca. O último Iphone lançado (Iphone 5) apresentou uma venda de 5 milhões de unidades em 3 dias.
Por sua filosofia de design estético completo até suas campanhas de publicidade distintas, há uma base de clientes que se dedica à empresa e sua marca exclusivamente.
Em 2010, a empresa operava 301 lojas de varejo em dez países, e uma loja online. Em 2011, a Apple torna-se empresa de tecnologia mais valiosa do planeta, ultrapassando a Microsoft. Em 2012 a Apple ultrapassa a multinacional do petróleo ExxonMobil em valor de mercado e passa a ser a maior empresa de capital aberto do mundo.
Mercado de smartphones nos Estados Unidos
138,5 milhões de pessoas nos EUA possuem smartphones, sendo:
Apple – 32,2%, Samsumg – 22%, HTC – 8,9%, Motorola – 8,3%, LG – 6,7%.
Ou seja, as cinco principais empresas desse ramo somam cerca de 80% do total do Mercado, sendo que as duas principais (Apple e Samsung) somam aproximadamente 55%. A principal concorrente da Apple na linha de smartphones é a Samsung. Sendo assim, podemos caracterizar esse tipo de mercado como oligopólio (poucas empresas agregadas a um grande mercado);
Para o mercado de smartphones, em geral, a estrutura de mercado que prevalece é o oligopólio de coalizão. Nesse tipo de mercado, cada empresa diferencia seus produtos em relação aos concorrentes, porém com funções parecidas entre as diferentes marcas, mantendo os preços praticamente sem diferenciação para cada empresa. Ou seja, apesar dos smartphones apresentarem marcas diferentes, eles apresentam funções relativamente parecidas entre si, com preços praticamente iguais para as diferentes empresas. Sendo assim, podendo então, o próprio consumidor escolher seu produto, de acordo com sua preferência. Como além da grande tecnologia apresentada pela Apple, ela ainda tem uma base grande de clientes devotos da marca, ela é a líder nesse setor também.
Como regular o preço?
Podemos explicar a regulação dos preços a partir da Teoria dos Jogos, prevendo a jogada do oponente.
O jogador 1 adota uma estratégia baseada numa tendência da estratégia do jogador 2. Sendo que os jogadores pode reavaliar sua estratégia n vezes de acordo com o oponente.
Nesse mercado, a demanda não é definida somente pelo preço do produto, mas principalmente pela preferência do consumidor, através do diferencial do seu produto e devoção dos clientes pela marca. Sendo assim, diminuir o preço acarreta em perda de lucro, e não necessariamente mais demanda, já que se prioriza a qualidade. Em contrapartida, aumentar o preço pode gerar perda de demanda, pela perda do poder de compra de uma parcela da classe alvo do jogador.
...