Estudo de caso Ceratti
Por: leildesdias • 19/7/2016 • Exam • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 3.166 Visualizações
Questões – Caso Ceratti
1- Estatísticas mundiais apontam que somente 60% dos empreendimentos familiares conseguem atingir a 2a geração e, destes, somente 30% atingem a 3a geração. Os grandes vilões responsáveis por essa estatística – em geral – não são falhas gerenciais ou de perspectiva de mercado, mas os conflitos familiares que afetam diretamente os negócios. A Ceratti contrariou a estatística. Por quê?
“Historiadores revelam que, no ambiente de empresas familiares, estas eram criadas e iam à falência em profusão, nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX. Marshall explica que ao final da primeira geração fundadora da empresa, há perda de vigor no trabalho da gerência, os gerentes são determinados hereditariamente, não sendo selecionados pelo mercado em sua capacidade de conduzir as empresas acompanhando o ambiente em permanente mudança” ( Dantas, e tal); Mas a Ceratti contrariou a estatística porque, Mário o administrador representante da 2ª geração da família ao assumir a gerência, não deixou passar despercebida a difícil experiência do seu pai, quando a frente da empresa teve de lidar com a situação dos parentes da terceira esposa de seu avô, fazerem uso dos bens da empresa como se fossem próprios. Assim, com sua formação profissional e o conhecimento adquirido por intermédio da experiência do seu pai, Mário iniciou suas atividades, ciente de seu importante papel como conciliador de diversos e adversos interesses. Traçou os passos futuros da Ceratti, buscou suporte de especialistas e construiu termos de alteração societária, para impedir que contratempo de família voltasse a interferir nas decisões da empresa. Por fim conseguiu que os herdeiros praticamente detenham cada um 50% da empresa. Ou seja, conforme a contribuição marshalliana diz Mário responsável pela condução da empresa acompanhou seu tempo e introduziu mudanças em várias áreas o que possibilitou a Ceratti vantagens competitivas, o que garantiu a sobrevivência e o êxito da empresa.
2- A Empresa Familiar é tão, ou mais, apta a enfrentar desafios de mercado desde que seus controladores mantenham – na operação do negócio – os valores familiares. Quais valores, a Ceratti demonstra ter conseguido passar, de geração para geração?
Os valores que a Ceratti demonstra ter conseguido passar de geração para geração, é que o crescimento e com ele o sucesso, não acontece da noite para o dia, é necessário muito trabalho e dedicação. Não basta ser da família é necessário merecer o cargo que ocupa ou irá ocupar, tendo ao menos formação superior, pós-graduação, domínio da língua inglesa, experiência de trabalho fora da Ceratti e não menos importante quere o êxito da empresa, pois com ele, vem o crescimento pessoal e profissional. As reorganizações ocorridas na Ceratti, não afetaram o “ núcleo duro” da mesma, para que sua identidade fosse mantida, e manter a identidade da Ceratti é o compromisso da empresa com sua história.
3- No caso Ceratti, os conflitos familiares contribuíram ou prejudicaram o bom encaminhamento dos negócios da família? Justifique.
Em curto prazo não, pois estava causando um clima ruim dentro da empresa, mas em longo prazo sim, pois veio a abrir os olhos do administrador para essa questão tão importante, ele pôde ver que o patrimônio da empresa não pode e nem deve ser confundido com o patrimônio familiar, o que o levou a procurar por uma constituição societária que viria a impedir a reincidência desse erro. Ao mudar a constituição da empresa, o controle familiar sobre ela ficou restrito, possibilitando ao administrador tomar decisões voltadas ao crescimento da empresa, através de investimentos e expansão.
4- Muito se comenta a respeito do projeto de profissionalização da Empresa Familiar. No que consiste, em sua opinião, a profissionalização da Empresa Familiar? Na Ceratti, quais são os indicadores do nível de profissionalização do negócio que podem ser facilmente observados? Faça uma breve descrição?
Profissionalização da empresa consiste em os donos, herdeiros da empresa se profissionalizam estudando, fazendo cursos para poder gerir a empresa da melhor maneira possível. No caso da Ceratti que é uma empresa familiar e que a família fundadora da empresa vai continuar na administração foi imposta condições para que as próximas gerações assumissem os altos cargos da empresa, as exigências são formação acadêmica, pós-graduação, experiência fora da empresa, e falar em inglês, ou seja, é exigência da empresa que o membro da família esteja bem preparado profissionalmente. A profissionalização dos membros de uma empresa é algo essencial para a continuação dessa empresa pois é o processo pelo qual uma organização familiar assume práticas administrativas mais racionais e modernas.
...