Exercícios para fixação dos conceitos introdução a economia
Ensaio: Exercícios para fixação dos conceitos introdução a economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilica25 • 23/11/2014 • Ensaio • 960 Palavras (4 Páginas) • 273 Visualizações
EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO DOS CONCEITOS
INTRODUÇÃO A ECONOMIA – 1º BIMESTRE
1- Porque os problemas fundamentais da Economia originam-se da escassez de recursos?
R: Os problemas fundamentais da Economia, o quê e quanto produzir, como e para quem produzir, originam-se da escassez dos recursos (naturais) que são limitados e demandados pelas necessidades humanas que, por sua vez, são ilimitadas.
2- Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
R: No Mercantilismo a riqueza consistia em acúmulo de metais precisos, era o que determinava o poder uma nação, cuja política acabou estimulando guerras e nacionalismo, além da poderosa presença do Estado nos assuntos econômicos.
Já na Fisiocracia, os fisiocratas sustentavam a importância da terra como única fonte de riqueza, portanto a riqueza de uma nação representava os bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades como a lavoura, pesca e mineração. A fisiocracia surgiu como uma reação ao mercantilismo e defendia menos presença do Estado na Economia.
3- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
R: O mais destacado foi Adam Smith, considerado o precursor e pai da Economia. Na sua visão, Smith entendia que a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, como que guiada por uma “mão-invisível”, ou seja, todos os agentes econômicos, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem estar de toda uma sociedade, independente
da ação do Estado (governo), é o chamado princípio do liberalismo. Para Smith, a atuação do estado deveria limitar-se a proteção da sociedade.
4- Conceitue a função demanda.
R: Qd=ƒ(P) Quantidade demandada Qd é uma função ƒ do seu preço.
Significa que a demanda é a quantidade procurada de um determinado bem/serviço, num dado período de tempo e ela depende basicamente do seu preço. Por isso na lei geral da demanda, há uma relação inversamente proporcional, se o preço do produto aumenta a quantidade demandada diminui e se o preço do produto diminui a quantidade demandada aumenta.
5- Para muitos produtos, tanto seus preços com as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática? Justifique.
R: Não, se isso ocorrer com um produto cuja demanda é elástica, ou seja, sensível as variações de preço, mas a renda do consumidor também acompanhar as variações de preço (também aumentar), portanto um aumento de preço pode não impactar numa redução de consumo.
Já com um produto cuja demanda é inelástica, dada a essencialidade do produto, um aumento de preço pode não significar redução de consumo.
6- Conceitue a função oferta.
R: Q0=ƒ (P)
Q0= quantidade ofertada de um bem ou serviço, num dado período;
P= preço do bem ou serviço
Significa que a oferta que é a quantidade ofertada de um bem/serviço em um determinado período de tempo depende basicamente do preço. Mas diferente da relação inversamente proporcional da lei geral da demanda, a lei da oferta tem uma relação direta entre a quantidade ofertada e o preço, ou seja, um aumento de preço estimula as empresas a elevar a produção, aumentando a quantidade ofertada.
7- Supondo uma demanda elástica, um aumento de um imposto sobre vendas incidirá mais sobre consumidores ou vendedores? Justifique.
R: Sobre os vendedores, pois numa demanda elástica o consumidor pode deixar de consumir ou consumir produtos com substitutos próximos devido a um aumento de preço.
8- Sobre a elasticidade-preço da demanda:
a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?
b) Por que a elasticidade-preço
...