Conceito De Economia
Dissertações: Conceito De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hfoliveira • 1/11/2013 • 319 Palavras (2 Páginas) • 378 Visualizações
A politica monetária é um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal que tem a finalidade de adequar os meios de pagamentos disponíveis às necessidades da economia do país, controlando a oferta de moeda e do crédito.
A política monetária pode ser restritiva, quando ocorre a redução dos meios de pagamento da economia e das atividades econômicas e expansiva, quando uma maior injeção de recursos no mercado, elevando assim os meios de pagamento e expansão da atividade econômica.
Os intrumentos da política monetária são: Open Market, o Redesconto e o Depósito Compulsório.
O Open Market consiste na compra ou venda de títulos no mercado, com a finalidade de regular a liquidez e a taxa de juros na economia. Este instrumento é complementar ao recolhimento compulsório e ao redesconto bancário.
Sua função é adequar continuamente o volume dos meios de pagamento às necessidades da economia. É basicamente um instrumento para medidas de curto prazo.
O Redesconto é um instrumento de médio prazo.
Quando ocorre a redução da taxa de redesconto, diminui a parcela de recursos que os bancos dispõem para o pagamento de suas obrigações de curto prazo, que por sua vez, podem conceder mais empréstimos e assim aquecer a economia. O contrário, o aumento da taxa de redesconto, fará a economia se desacelerar.
O Redesconto Intradia é uma flexibilidade operacional da operação de redesconto para bancos fazerem frente às suas necessidades de caixa durante o expediente bancário.
O Depósito Compulsório é o recolhimento realizado pelas instituições financeiras sobre o total de seus depósitos. Funciona como um instrumento para o controle do crescimento de moeda escritural e consequentemente de concessão de crédito.
Quando o BACEN eleva as alíquotas dos depósitos compulsórios, ocorre uma diminuição dos recursos disponíveis para os bancos emprestarem, a redução da base monetária e consequentemente a desaceleração da economia. Quando há diminuição das alíquotas dos depósitos compulsórios, os bancos podem emprestar mais, permitindo uma elevação na oferta de crédito e estimulando assim o crescimento da economia.
...