Conceito De Economia
Ensaios: Conceito De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelonunesdf • 31/10/2013 • 469 Palavras (2 Páginas) • 542 Visualizações
Conceito de Economia
A economia centraliza-se na alocação de recursos produtivos limitados para satisfazer as necessidades ilimitadas da sociedade. É conceituada como a ciência social que observa de que forma a sociedade decide aplicar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, para distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com o objetivo de atender as necessidades humanas (VASCONCELLOS; GARCIA, p. 2).
A convergência dos fundamentos da Economia e dos fundamentos do Direito oportuniza a compreensão do real sentido e da razão de ser da norma jurídica, pois a empresa, como agente econômico e como sujeito de relações jurídicas, assume importante papel social. A regulamentação jurídica pode influenciar empreendimentos econômicos ao fim de promover o desenvolvimento e a mudança social.
Os Problemas Econômicos Principais.
O que é produzir?
- É necessário fazer-se um levantamento para alocar os recursos disponíveis no setor que é mais necessário para população.
Como produzir?
- Nesse caso a necessidade de minimizar o uso de recursos para se produzir o máximo possível das necessidades humanas.
- É necessário aumentar a taxa de produção.
Para quem produzir?
- Nesse caso a necessidade de se fazer um levantamento para ter a noção de que a sociedade mais necessita desses novos produtos. Privilegiar a sociedade carente em vez de privilegiar as sociedades menos necessitadas.
Principais Sistemas Econômicos
Supõe-se que existem apenas dois sistemas:
capitalismo> Imperialismo
socialismo> comunismo
Socialismo:
-Não tem classes
-Tudo é planejado
-Não há exploração do homem pelo homem, é baseado na equidade
Capitalismo:
É o sistema econômico que domina o capital sobre o trabalho e a produção como um criador de riqueza, com controle sobre os meios de produção desses no primeiro fator em detrimento dos últimos. A posse desses ativos é particular ou corporativo, e operado principalmente em termos de benefício e lucro.
Conceito de Mercantilismo
Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte ingerência do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionais.
Segundo Hunt, o mercantilismo originou-se no período em que a Europa passava por uma grave escassez de ouro e prata e a quantidade de moeda circulante não atendia ao volume crescente do comércio.
Conceito
...