Fundamentalismo e Materialismo Dialético
Por: miojo666 • 11/7/2016 • Dissertação • 668 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI[pic 2]
CURSO DE FILOSOFIA
JOSÉ VICTOR ROGRIGUES DA COSTA
Fichamento:
Funcionalismo e Materialismo dialético
DISCIPLINA:
Teoria Sociológica
Crato – CE
2016
O Funcionalismo e o Materialismo histórico são duas formas opostas de encarar e compreender a sociedade, sendo elas cabíveis de revolta ou comodidade, cada qual determina o pensamento de quem a toma como verdadeira, fazendo-se assim princípio das ações de quem as defende.
O Funcionalismo:[pic 3]
No seu próprio nome essa maneira de entender a sociedade já deixa claro o seu princípio maior, o funcional, o operante. O funcionalismo como uma visão de mundo supõe que a realidade é estruturada em um sistema organizado em que todos os seus componentes tem sua “função” definida para com a sociedade, onde a mesma pode ser melhor entendida quando comparada a um organismo vivo, onde cada órgão mantendo seu bom funcionamento na parte que lhe cabe, conduz o corpo do organismo (a sociedade) a ter um bom funcionamento como um todo.
O Funcionalismo partindo de uma visão otimista procura manter a sociedade em um estado de equilíbrio, onde a sociedade faria uma auto regulação aplicada com reformas para que sempre se mante-se no estado de equilíbrio e bom funcionamento, nessa regulação as coisas que funcionam são boas, logo, as que não funcionam são ruins, as coisas ruins passam a ser para a sociedade como uma doença é para um organismo, sendo assim estas tem que ser corrigidas, retificadas e reordenadas para que se conserve o estado constante de harmonia da sociedade.
O Materialismo dialético ou materialismo histórico:[pic 4]
Historicamente o Materialismo dialético promoveu a vocação da crítica sociológica diante do conflito permanente, e pode ser melhor entendido partindo das definições de materialismo e de dialética:
- O materialismo é doutrina que identifica na matéria e em seu movimento a realidade fundamental do universo.
- A dialética de uma forma genérica é a oposição, o conflito originado pela contradição entre princípios teóricos ou fenômenos empíricos, neste caso usada para compreender a sociedade em constante transformação.
O Materialismo dialético pode ser comparado as ideias de Heráclito, quando o princípio da sociedade é o Devir, ou seja, o movimento a mudança e a transformação constantes, a incompletude das coisas e a necessidade dos opostos para que tais mudanças se realizem, opostos estes tratados como dicotomias onde algo só pode existir enquanto o seu oposto existir, onde os opostos não se excluem, mas, se explicam, como por exemplo: Preto e branco, rico e pobre. O material e o ideal seriam então dialeticamente opostos.
A dialética do materialismo dialético afirma que a realidade concreta e objetiva é essencialmente contraditória, o constante conflito dos contrários é o que faz a realidade (a sociedade) avançar em um processo de progressiva e constante transformação. Ela é a filosofia do Marxismo se tornando isso explícito uma vez que leva ao conflito de classes sociais.
Os pontos principais do Materialismo dialético são:
- O princípio da totalidade: tudo se relaciona.
- O princípio do movimento: Tudo se transforma, as coisas são seu devir.
- O princípio da mudança qualitativa: quando a quantidade se torna qualidade.
- A contradição universal: a unidade e a luta dos contrários.
Aplicações:[pic 5]
A ideia principal do Funcionalismo é manter a sociedade conservada em seu estado julgado como natural, tendo então mais vantagens para aqueles que estão no poder, pois dessa forma se manteriam nele usando do argumento que a sociedade não pode perder sua estrutura e equilíbrio, sendo inimaginável outra forma de funcionamento da sociedade. Já no materialismo dialético a sua ideologia seria aplicada na redistribuição de poder, de uma forma que a estrutura fosse transitória aberta a mudanças radicais da sociedade, principalmente no viés econômico.
...