GESTÃO DE PESSOAS
Projeto de pesquisa: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NataliaSofia • 12/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.100 Palavras (5 Páginas) • 162 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. GESTÃO DE PESSOAS 4
1.2 COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA...........................................................5
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
Este trabalho apresenta a análise da gestão de pessoas do Restaurante Fellini, situado na zona Sul do Rio de Janeiro há 20 anos.
Trata-se de uma relação levando em consideração os aspectos da empresa na área da Psicologia Organizacional, Relações Interpessoais e a Gestão de RH.
1. GESTÃO DE PESSOAS
Um restaurante que compartilha sua gestão com os funcionários, que tem fila de espera na porta e que sempre pensa no bem estar das pessoas dentro e fora da empresa, lugar excelente para se começar uma carreira?
O proprietário (gestor e fundador), Nelson Laskowsky, diz que o que torna o restaurante especial, além do custo benefício, são as constantes mudanças no cardápio para assim não cair na mesmice.
A empresa conta com 62 funcionários comprometidos e eficientes, difícil encontrar na organização da empresa algo que estresse os mesmos. Também possui Gestão Participativa, ou seja, os lucros da empresa também vão para os colaboradores, além de seguro médico e odontológico, remédio para toda família, prêmio de produtividade, cesta básica, empréstimos subsidiados, pagamento de cursos. O proprietário diz que com a equipe motivada, fica mais fácil manter uma das características mais marcantes do restaurante: a obsessão pelo bom atendimento. E realmente a falta dessa motivação podem causar transtornos aos funcionários, a subjetividade da relação Homem-Trabalho tem muitos efeitos concretos e reais, mesmo que eles sejam descontínuos. Os fatores subjetivos e psicossociais vêm sendo identificados na análise de acidentes de trabalho, no absenteísmo, nas greves e na busca de explicações para disfunções diversas, bloqueios de comunicação, perdas de qualidade do produto e incidentes que prejudicam o processo produtivo (Silva, 1992).
Na parte de Qualidade de Vida, a empresa também tem essa preocupação e oferece a todos uma alimentação saudável e balanceada no período que trabalham e vacinas antigripais. Há também um incentivo cultural e a prática de esportes entre outros. Em se tratando da saúde mental do trabalhador, o objeto primordial do estudo tem incidência na organização do trabalho. A condição de trabalho está mais ligada à saúde do corpo, ao ambiente e as condições de higiene e de segurança que a empresa oferece.
A Liderança exercida na empresa é de cunho familiar, o que nos leva a duas vertentes. O lado positivo, é que o proprietário sempre está participando de tudo que acontece na empresa. Procurando melhorar cada vez mais o atendimento, os funcionários as comidas entre outros. Mais junto disso entra o lado negativo, pois de certamente ele não faz um planejamento estratégico, o que nos leva a crer que se um dia ele deixar o restaurante dificilmente tudo possa ficar do jeito que ele deixou exatamente.
Dentre os cinco processos do RH, o mais evidente na empresa é a parte de manutenção, que está ligada a remuneração, benefícios e administração de cargos e salários. Mensalmente existem premiações aos funcionários que se destacam as equipes que aumentam a produtividade, premiação por seguir as normas da ANVISA, e também esporadicamente oferece prêmios como viagens nacionais e internacionais, computadores, eletroeletrônicos, premiações de aniversário, Vale-fraldas, Vale-casamento. E com certeza tais premiações geram rotatividade mínima de pessoas no restaurante, pois agradando aos funcionários, eles colaboram cada vez mais com o restaurante.
Essa é a intenção do proprietário, por mais que ele não diga com essas palavras, às atividades que ele proporciona são para evitar a saída dos funcionários, que estão sempre satisfeitos com seus salários e premiações. Como não é uma empresa voltada para abertura de novas filiais, eles aproveitam o máximo dos funcionários como uma ferramenta de gestão para manter a exigência em atendimento e qualidade de serviço.
A avaliação do proprietário nos leva a pensar que, o que falta na empresa é um processo de aplicação e desenvolvimento a nível operacional, pois, quando o proprietário não estiver presente, a
...