GESTÃO LADYAMI
Projeto de pesquisa: GESTÃO LADYAMI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabianasaraiva • 10/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 219 Visualizações
Sumario
1. INTRODUÇÃO ..................................................................................... 01
2. GESTÃO DE PESSOAS ..................................................... 02 a 03
3. PROCESSOS DE RH ......................................................... 03 a 04
4. COMPORTAMENTO E CULTURA ............................................. 04
5. SUGESTÕES DE MUDANÇA ............................................. 04 a 05
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................ 05
7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ........................................... 06
1. INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste trabalho é evidenciar o enfoque no ser humano enquanto pessoa, devidamente reconhecida, respeitada e valorizada em seu papel profissional, desempenhado no ambiente empresarial, em que atua; bem como a forma eleita de presidir a Gestão de Recursos Humanos e de Pessoas; dentro do empreendimento elencado e
denominado “Fellini”.
Temos contemplado muitas histórias de derrotas e sucessos no âmbito empresarial, o que nos leva a questionar as razões que diferem uma da outra:
Porque, algumas até muito semelhantes, decolam levando seus criadores ao time campeão, enquanto que outras decaem ao eminente fracasso?
Neste trabalho, o foco será na área da alimentação, mais precisamente no Fellini, Restaurante estruturado como empresa familiar, e por diversas vezes premiado, localizada no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.
2. GESTÃO DE PESSOAS
O grande sucesso deste empreendimento parece estar diretamente relacionado com a Gestão de Pessoas, considerando que:
"... o restaurante aproveita os funcionários como ferramenta de gestão de pessoas para manter a excelência em atendimento e qualidade de serviços..."(Nelson Laskwosky, gestor e fundador. Rodrigo Siqueira, ESPM-RJ, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos(ABRH-RJ). www.espm.br/centraldecases
Segundo informações contidas no Estudo de case analisado, o restaurante conta com 150 lugares no almoço e jantar, e chegam a atender 800 pessoas por dia, enquanto muitos concorrentes amargam números catastróficos.
Respondendo a este questão: Afirma o proprietário que seu segredo é nunca cair na mesmice, e diz disponibilizar diferenciais como caviar, escargot, entre outras iguarias em seu Buffet comercializado a quilo. Sem dúvida esta afirmação parece ser extremante relevante em seu sucesso;
mas parece que o ponto mais forte está na qualidade do atendimento, que conta com funcionários satisfeitos e participativos.
Gestão Participativa por definição trata-se de um processo de desenvolvimento da empresa, que valoriza a participação dos indivíduos que a integram, de modo a incutir nestes, os sentimentos de compromisso e cumplicidade. Neste modelo de gestão o empresário e seus funcionários, verdadeiros colaboradores, dividem as responsabilidades, tanto na elaboração como na execução de objetivos e metas.
Além de debater as decisões tomadas, de maneira democrática Traçam os rumos da empresa, ignorando qualquer nível hierárquico, prevalecendo somente as experiências, também o respeito pelas opiniões de todo o corpo empresarial envolvido direta ou indiretamente no empreendimento em questão, todas as contribuições são valorizadas.
"... Nelson promove reuniões com os funcionários para discutir o andamento dos negócios e oferece a eles vários incentivos, além do seguro médico e odontológico e remédios para toda a família, prêmio de produtividade pago na data do aniversário, cesta básica aos pontuais, empréstimos subsidiados, pagamento de cursos. Quem dá uma boa idéia colocada em prática recebe R$ 100,00. Tudo isso rendeu ao restaurante o "Prêmio PROCON" de 1998. Essa troca de experiência é fundamental, há espaço para todos...." Laskwosky www.espm.br/centraldecases
Em diversos aspectos esta visão do fundador do Fellini é verdadeira, pois vivemos
hoje em um mundo globalizado, no sentido que não temos mais nossas fronteiras fechadas, nem somos donos das verdades universais, ao praticar o modelo participativo de gestão, ouvindo as opiniões e sugestões de seus funcionários, Laskwosky, confere a estes um tratamento de respeito e parceria, dividindo com eles as responsabilidades e frutos em razão do sucesso, ou fracasso, levando-os ao sentimento de valorização, além de literalmente expandir os horizontes e oportunidades de cada indivíduo, e assim, da empresa, frente à concorrência.
3. PROCESSOS DE RH
Provisão, nesta empresa em questão o modelo participativo norteia todas as áreas, pois, no caso de novas contratações ou demissões, os funcionários da empresa também decidem se e quando, estas se fazem necessárias, além de serem responsáveis pela indicação e escolha de novos funcionários.
A aplicação das decisões é respeitada por todos de modo que a manutenção deste modelo se mantém, gerando um ambiente saudável e próspero de trabalho.
...