Gestão Estratégica - Afonso Reis
Por: Afonso Reis • 18/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.859 Palavras (12 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 2]
Gestão Estratégica[pic 3]
Afonso Esteves da Silva Reis
[pic 4]Março / 2016
Gestão Estratégica
Trabalho solicitado pela professora Celeste Pinto, apresentado no âmbito da disciplina de Gestão Estratégica e Empreendedorismo como parte dos requisitos para avaliação sumativa.
Afonso Esteves da Silva Reis
ÍNDICE
Introdução
I- Gestão Estratégica
II- Gestão Corrente
III- Características e Atributos da Gestão Estratégica
1. Interdependência Sistémica
2. Iniciativa
3. Incerteza
4. Risco
5. Criatividade
6. Conflito
7. Senso Crítico
IV- Evolução da Estratégia Empresarial
V- Compreender a Interligação entre Análise Estratégica, Formulação da Estratégia e Implementação e Controlo da Estratégia
VI- Fazer a Distinção entre Estratégia, Planeamento e Pensamento Estratégico
VII- Conhecer Benefícios da Gestão Estratégica
Introdução
Com este trabalho pretende-se fazer uma síntese do conteúdo que rodeia a gestão estratégica. Procura-se também consolidar dúvidas e estabelecer conceitos sobre os subtemas da gestão estratégica.
Com uma situação empresarial cada vez mais concorrencial, onde a evolução é constante e muito rápida, é fundamental compreender a interligação entre análise estratégica, formulação, implementação e avaliação da estratégia e como também saber aplica-la em diferentes contextos.
Assim, uma empresa na elaboração da sua estratégia de gestão deve perceber a distinção entre estratégia, planeamento e pensamento estratégico e conhecer os benefícios da gestão estratégica.
Gestão Estratégica
Gestão Estratégica é o plano da gestão para fazer crescer um negócio, atrair clientes, competir com sucesso, conduzir as operações, e atingir determinados objetivos de desempenho na empresa, satisfazendo os seus clientes ao máximo.
Para ter uma estratégia de gestão, a empresa tem que ter uma “visão” sobre o futuro para que todos os seus objetivos e missões sejam alcançados com sucesso. Por isso deve-se criar uma estratégia após uma análise da situação presente da empresa, quem somos, o que fazemos, onde se quer chegar e o que se deve fazer para lá chegar.
Dentro da Gestão Estratégica existem vários passos a seguir. Primeiro sendo realizado um diagnóstico ou avaliação estratégica, onde são realizados os levantamentos da situação atual da empresa, procurando assim avaliar a existência e a adequação das estratégias em curso dentro da instituição. Dentro da avaliação estratégica são levantadas informações como a competitividade da empresa, o portefólio de produtos, ações de mudanças, vulnerabilidade e ameaças existentes, quantidade de recursos disponíveis para projetos futuros.
De seguida deve-se realizar uma verificação sobre o envolvimento e disponibilidade da direção da empresa em relação ao futuro, às ações tomadas pela alta administração para solucionarem eventuais “janelas” estratégicas, a atenção às mudanças que podem afetar a empresa de forma positiva ou negativa, obstáculos dentro da própria instituição, a existência de perfeita comunicação interna, a existência de sistema de reconhecimento que venham de encontro com a missão, visão e valores da empresa.
Depois inicia-se o processo de seleção das prioridades em função da gravidade dos problemas encontrados dentro da organização e assim é estabelecida uma sequência lógica para a implementação das ações, com foco nos problemas mais importantes. Este tipo de ação é conhecido como direcionamento estratégico, ou seja, é o momento que se define o rumo que a instituição precisa de seguir para sobreviver ou sobressair em determinado cenário.
Como o conceito de estratégia relaciona-se diretamente com visão do futuro da empresa, esta deve então manter a vigilância estratégica, deve observar, acompanhar, questionar e vasculhar o horizonte no tempo e no espaço à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam exigir ações antecipadas e respostas estratégicas da organização.
Gestão Corrente
Gestão corrente é uma gestão do dia-a-dia, onde a única preocupação é responder ao presente com o presente, é uma gestão onde não se tomam medidas de carácter estratégico que possam comprometer decisões do futuro. É uma estratégia de gestão sem desejar praticar atos muito relevantes e com grande impacto.
...