Grande de mais pra quebrar
Por: fmiotto • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 287 Palavras (2 Páginas) • 728 Visualizações
QUESTÕES
1 ) Bearn Sterns, Fannie Mae e Freddie Mac obtiveram socorro financeiro bancado pelos contribuintes Americanos, com grandes pacotes de auxílio às compras. Henry Paulson (Secretário do Tesouro), porém, não agiu da mesma forma com o Lehman Brothers. Pesquise sobre risco moral e faça uma relação com esse caso. Paulson agiu de maneira correta? Você acha que, nesses casos, o governo deve auxiliar ou deixar os bancos falirem?
2 ) O mercado e a opinião pública reagiram bem à decisão de Henry Paulson de deixar o Lehman Brothers ir à falência. Parecia ser o final do socorro financeiro do governo aos bancos em dificuldade. Mas, logo após a quebra, o mercado de crédito congelou. Goldman Sachs e Morgan Stanley sofreram com retiradas de dinheiro dos investidores. Pesquise sobre crise de confiança no sistema financeiro e relacione com esse caso.
3 ) Explique o mecanismo de transmissão da crise financeira, que começou nos EUA e se alastrou para a Europa. Explique o papel da AIG (uma seguradora) na transmissão da crise
4 ) Aos 54:30 min do filme, Jeff Imelt da General Eletric (GE) liga para Paulson relatando problemas. Como uma empresa que não tem absolutamente nenhuma relação com hipotecas ou com o sistema financeiro foi afetada pela crise tão rapidamente?
5 ) A partir dos 57 minutos do filme, fechados numa sala, Paulson e sua equipe debatem sobre como explicar à opinião pública como a crise foi criada e o que está acontecendo. Relate o mecanismo de incentivos que levou a crise de 2008 e o papel da desregulamentação na crise. Paulson concorda ou discorda sobre a desregulamentação?
6 ) Qual a solução apresentada por Paulson e Bernanke (Presidente do FED) para evitar o colapso do Sistema Financeiro Americano e mundial?
...