Historia
Por: VSJR • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 443 Visualizações
3 - HISTORIA KLABIN
No ano de 1889, chegava ao Brasil um dos fundadores da empresa Klabin “Mauricio Freeman Klabin”. Ele se instalou na cidade de São Paulo, onde conseguiu um emprego numa pequena empresa de tipografia (fazia livros em branco para o comercio). Depois de algum tempo começou a representar à gráfica pelo interior do Estado de São Paulo, assumindo assim a gráfica. Em 1890 tornou-se o proprietário da própria empresa, aonde essa se tornou holding conhecida no mundo todo.
Na década de 90 houve a fundação da Klabin Irmãos e Cia.(KIC), composta por Mauricio Klabin seus irmãos Salomão Klabin e Hessel Klabin e o primo Miguel Lafer, eles produziam artigos para escritório, comercio, etc. e importavam produtos de papelaria (1899).
Com o passar nos anos a família Klabin entrou no setor de produção de papel (1902) arrendando uma fabrica de papel paulista de Vila do Salto de Itu (1902). Aonde em 1907 houve o fim do contrato e se deu inicio a os projetos para construir a própria fabrica. No ano de 1903 houve o primeiro anuncio sobre a empresa (KIC), No dia 03 de julho de 1909 houve uma Constituição da Companhia Fabricadora de Papel (CFP) pela KIC e outros acionistas.
O inicio da produção da CFP ocorreu no ano de 1914 na cidade de São Paulo. Um dos primeiros diários de noticias que circulou com papel Brasileiro feito pela Klabin foi o da Bahia no ano de 1916. No ano de 1918 a transferência da tipografia Empreza Graphica Klabin, para a área ao lado da CFP, as filiais da KIC ficaram conhecida após algum tempo como Ponte Grande Klabin(PGK).
Na década de 20 houve a instalação de um escritório no Rio De Janeiro, desta vez quem esta a frente dos negócios e Wolf Klabin. No ano de 1923 Mauricio Klabin vem a falecer sendo assim os seus herdeiros se retiram da sociedade. Tendo assim nova divisão do capital social entre os sócios gerentes (Hessel Klabin, Salomão Klabin, Wolff Klabin e o filho de Miguel Lafer, Horácio Lafer,como seu herdeiro. A Companhia Fabricadora de Papel (CFP) no ano de 1924 se destaca entre as três maiores fabricas de papel no Brasil.
Entra uma nova empresa (Constituição da Sociedade Anônima Jardim Europa- SAJE) como filial da Klabin no ano de 1929, ao mesmo tempo tem a entrada da segunda geração da família Klabin-lafer na sociedade.
Aos poucos a Familia Klabin-Lafer vão adquirindo novas terras. A empresa da um grande salto em 1934 aonde comprou uma fazenda no município de Tibagi no Paraná , para a construção da primeira fabrica integrada do grupo e do pais aonde se instalou na Fazenda Monte alegre tendo o nome de “Industrias Klabin do Paraná”(IKP), que a partir do dia 9 de Julho de 1941 teve a alteração da razão social para “ Industrias Klabin do Paraná de Celulose S/A(IKPC)
Eles iniciaram seus trabalhos na empresa do Paraná na década de 40 aonde primeiro fizeram um reflorestamento, plantando araucárias na Fazenda( Área florestal da Unidade Monte Alegre abrange 300 mil hectares, sendo 148 mil hectares de florestas plantadas de Pinus e Eucalipto e 123 mil hectares de mata nativa preservada)construíram também uma barragem para a Usina hidrelétrica de Mauá no ano de 1944.
A IKPC só começou a operar em 1946 ela contava com uma base florestal bem estruturada aonde fornecia toda à matéria-prima para a produção de celulose e papel.
A partir do ano de 1952 na Ponte Grande Klabin-SP (PGK) começaram a fabricar o papelão ondulado, algum tempo depois a IKPC inaugurou a Usina Hidrelétrica de Mauá (PR) aonde contou com a presença de Getulio Vargas naquela época o então Presidente da Republica.
Já no ano de 1955 houve uma nova aquisição desta vez da Companhia Universal de fósforos no Rio de Janeiro pela KIC onde passou a se chamar de: Constituição da Unidade Del Castilho, setor de papelão ondulado, mas no ano de 1960 houve a venda da Companhia de fósforos para a Fiat Lux do Brasil e saída do setor. Houve várias mudanças na KIC uma delas foi: a criação do Conselho Consultivo aonde 11 pessoas integrava. Resolveram então fazer a profissionalização administrativa do grupo Klabin aonde criação uma diretoria composta por executivos, responsável pela direção da Papel e Celulose Catarinense-PCC.
A constituição da Papel e Celulose Catarinense Ltda. previa em 1961 uma criação de uma moderna fabrica de papel Kraft e celulose de fibra longa, por sua vez na cidade de Lages(SC) tendo o nome de Constituição da Unidade Vila Anastácio(SP) como filial da KIC e a ampliação do setor de ondulados, a unidade alcançou os níveis de produção maiores da America latina naquele momento.
Em 1967 a empresa de Papel e Celulose Catarinense Ltda. começou a ser construída, tendo o seu inicio de operação dois anos depois. Ela se tornou a unidade pioneira dos pais no branqueamento de celulose, sendo que o objetivo dela e produzir sacos e envelopes. No ano de 1969,outra cidade recebia uma nova unidade agora por sua vez Goiana, que produzia a partir do bagaço da cana papelão teve seu inicio de atividades no dia 20 de março de 1973.
...