História das cooperativas
Artigo: História das cooperativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PedroIvo14 • 15/5/2014 • Artigo • 343 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
Histórico
Em 21 de dezembro de 1844 no bairro de Rochdale, em Manchester ( Inglaterra), 27 tecelões e uma tecelã fundaram a "Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale" com o resultado da economia mensal de uma libra de cada participante durante um ano. Tendo o homem como principal finalidade, e não o lucro, os tecelões de Rochdale buscavam naquele momento uma alternativa econômica para atuarem no mercado, frente ao capitalismo ganancioso que os submetiam a preços abusivos, exploração da jornada de trabalho de mulheres e crianças (que trabalhavam até 16h) e do desemprego crescente advindo da revolução industrial. Naquele momento a constituição de uma pequena cooperativa de consumo no então chamado "Beco do Sapo" (Toad Lane) estaria mudando os padrões econômicos da época e dando origem ao movimento cooperativista.
Tal iniciativa foi motivo de deboche por parte dos comerciantes, mas logo no primeiro ano de funcionamento o capital da sociedade aumentou para 180 libras e cerca de dez mais tarde o "Armazém de Rochdale" já contava com 1.400 cooperantes. O sucesso dessa iniciativa passou a ser um exemplo para outros grupos.
No Brasil, O cooperativismo de crédito no Brasil surgiu do trabalho do Padre jesuíta suíço THEODOR AMSTAD que em 1902 liderou a formação da cooperativa de NOVA PETROPOLIS-RS, a primeira cooperativa de crédito do País e que está em plena atividade até os dias de hoje.
Introdução
O cenário atual reserva muitas oportunidades aos empresários, visto que há um aumento da renda e uma estabilidade e crescimento econômico, porém há também muitos desafios para serem superados, como a alta carga tributária, a informalidade de muitos setores, uma carência de infrestrutura e a grande competitividade.
Por isso, muitos são os obstáculos que devem ser contornados para o então sucesso da empresa, como a conquista de novos mercados, a ampliação dos mercados em que atuam, fortalecimento da marca e como enfrentar a concorrência. A solução encontrada foi a cooperação entre si, onde necessidades comuns são unidas para o sucesso em conjunto, tendo assim maior visibilidade, maior acesso ao mercado, maior poder de compra e outras vantagens.
...