IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DO CONTROLADOR
Trabalho acadêmico: IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DO CONTROLADOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hilarioba • 28/10/2014 • Trabalho acadêmico • 3.280 Palavras (14 Páginas) • 198 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CIENCIAS ATUARIAS 4
3 A IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA 5
3.2 A IMPORTÃNCIA DO CONTROLE INTERNO 5
3.2 AUDITORIA INTERNA E EXTERNA 5
3.3 ELISÃO E EVASÃO FISCAL 5
3.4 PIS E COFINS 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
O mercado brasileiro assim como o mundial vem sofrendo diversas transformações e as empresas que tem intenção de sobreviver precisam se adequar a tais transformações da melhor forma possível
Atitudes tomadas no presente de olho no futuro são o que os empreendedores têm que estar acostumados a fazer, porém para que tais atitudes sejam tomadas da melhor forma possível é preciso um bom aparato profissional.
E é de olho nessas exigências que o mercado mundial tem ido à busca de profissionais capacitados em ciências atuariais e nos diversos ramos das ciências contábeis entre eles controladoria, planejamento tributário e auditoria.
Projetar e analisar o futuro tratar, das situações no presente são os requisitos fundamentais para o crescimento de qualquer empresa e é sobre tais assuntos que iremos abordar a seguir.
2 CIENCIAS ATUARIAS .
As Ciências Atuariais tem como objetivo principal detectar probabilidade de danos e perdas em empresas seguradoras e previdenciárias desenvolvendo estratégias e diagnósticos para a avaliação e mensuração de riscos.
Essa capacidade de detectar e avaliar riscos, porém vem aos poucos deixando de ser privilégio dos ramos de seguros e previdência e sendo muito observados por empresas de outros setores uma vez que planejamentos e avaliação de riscos diz respeito a sobrevivência de outros setores como o mercado financeiro e de capital.
O profissional atuário é um profissional que tem habilidade em diversas áreas importantes para empresas de todos os segmentos tais como matemática, estatística, contabilidade, administração, direito, informática entre outras.
É um profissional altamente capacitado para detectar os riscos de um investimento podendo assim qualquer empresa contar com o mesmo para mensurar a viabilidade de um novo empreendimento tais como abrir uma filial em determinada região o investimento ou a elaboração de novos produtos entre outros.
No Brasil a profissão é regulamentada pelo instituto brasileiro de atuaria a IBA sociedade civil e sem fins lucrativos que tem como foco dar suporte e fomentar o crescimento e consolidação do profissional no país.
3 A IMPORTANCIA E FUNÇAO DA CONTROLADORIA
A controladoria é que coordena os gestores gerando informações relevantes para a tomada de decisões função essa que demanda muito conhecimento e organização do controller, uma vez que a controladoria possui imensa importância nas empresas, pois, e ela que conduz a empresa à eficácia. Como toda empresa necessita de soluções, estratégia e modificações ficam evidentes a importância da controladoria no que diz respeito a obter uma visão ampla para a tomada de decisões da alta administração da empresa.
3.1 A IMPORTANCIA DO CONTROLE INTERNO
As empresas que possuem controle interno obtêm informações mais exatas e conseguem prevenir detectar e corrigir erros e programar com mais exatidão suas ações o que significa uma melhor gestão, o que faz com que os administradores tracem objetivos e metas com mais eficiência gerando assim maior crescimento e controle da empresa.
.
3.2 AUDITORIA INTERNA E EXTERNA, APLICABILIDADE E CARACTERISTICAS
As auditorias externas e internas muito se assemelham entre si com exceção do fim e para quem se faz a auditoria, pois enquanto o auditor interno é funcionário da empresa prestando seus serviços para a alta administração o auditor externo presta o seu serviço para terceiros que possuem interesse em saber a situação da empresa para possíveis investimentos ou em casos judiciais, etc.
3.3 ELISÃO E EVASÃO FISCAL
Formas de não pagar tributos a elisão e a evasão fiscal nada tem em comum.
Enquanto que na elisão o contribuinte encontra formas de eliminar os tributos utilizando as brechas dadas na lei à evasão como o próprio nome já diz e o ato de fugir deles, ou seja, eles sempre estarão La e hora outra ira aparecer para encontrar-se com o seu dono o seu responsável legal.
No que diz respeito à tributação somente a elisão fiscal reduz e de forma licita os tributos a serem pagos, pois a evasão não reduz, mas simplesmente esconde os tributos jogando a poeira para debaixo do tapete que cedo ou tarde será descoberto.
3.4 PIS E COFINS
No PIS e COFINS enquanto o regime cumulativo o contribuinte não possui descontos de créditos ficando assim sujeito a recolher os impostos na sua totalidade apesar deste regime possuir alíquotas diferenciadas do regime não cumulativo que possui descontos de créditos e por sua vez esta sujeita a alíquotas mais elevadas que o do regime cumulativo.
Tais regimes têm impacto no planejamento tributário da empresa, pois uma vez que a mesma obtenha muitos produtos que incidem desconto de credito a não comutatividade torna se interessante porem se o contrario ocorrer
Onde a empresa não tenha muito que recuperar a comutatividade passar a ser a forma mais viável.
4 CONCLUSÃO
Tendo
...