INTERFERÊNCIA DO TEMPO E DO TEMPO NA MOEDA
Projeto de pesquisa: INTERFERÊNCIA DO TEMPO E DO TEMPO NA MOEDA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: meidielem • 14/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.087 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
ETAPA 1 - PASSO 1
INTERFERÊNCIA DO TEMPO E DO TEMPO SOBRE A MOEDA
A administração financeira e importante devido a ela estar ligada a todas as atividades financeiras, ou seja, cuida de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa e também visa maior rentabilidade possível sobre o investimento feito pelos sócios ou acionistas, através de analises para melhor utilização de recursos. A função financeira dentro de uma empresa esta relacionada com decisões para fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento.
O administrador financeiro deve se preocupar com três tipos de questões:
COM O ORÇAMENTO CAPITAL
Planejamento e gestão de investimentos de uma empresa em longo prazo, procurando identificar as oportunidades de investimento onde o valor para cada empresa é superior a seu custo de aquisição.
ESTRUTURA DE CAPITAL
Combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Ativos e passivos circulantes de uma empresa.
Pelo planejamento financeiro, as empresas poderão medir os resultados esperados com os obtido e planejar estratégias para participar do mercado, considerando a capacidade de produção e comercialização da empresa. Observamos então que através de um planejamento financeiro, mesmo que adaptado e não cientificamente reconhecido, o gestor da pequena empresa terá insumos para embasar qualquer processo decisório, medidas corretivas se necessárias ou alteração de objetivos de forma antecipada, minimizando o risco de perdas financeiras através de pagamento de juros inesperados, perda da credibilidade por insolvência técnica e de participação no mercado por falta de recursos para abastecê-lo conforme a demanda. Com a elaboração do planejamento financeiro, a empresa citada, administra suas receitas e despesas mensais, permitindo a checagem de variáveis que possam ter afetado de alguma forma os resultados projetados, possibilitando ajustes para maior adequação ao ambiente e cenários previstos. Através de um planejamento financeiro, a empresa, independente do seu porte, poderá direcionar seus esforços, de forma que os resultados esperados venham se concretizar, minimizando ainda o impacto das variações mercadológicas e definir estratégias para maior participação no mercado, projetando resultados a serem alcançados de forma rápida e precisa.
A administração financeira, mal administrada poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa, uma vez que não há como descobrir o que não está de acordo com o planejado, dificultando assim a tomada de ações corretivas, para que o resultado projetado seja alcançado na forma e período planejado. Os planejamentos financeiros podem ser a longo prazo ou a curto prazo. Os planejamentos estratégicos direcionam o orçamento a curto prazo e fazem parte de um planejamento integrado em conjunto com os planos de produção, marketing e outros, buscando encaminhar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos.
O demonstrativo do Fluxo de Caixa È o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evoluí do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado. Possibilitando a ado a antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa.
Quando o investidor define que a ação de uma aplicação deve ser descontada 6% e a outra 12 %, definimos que entre as duas rendas estimadas, aquela que possui a data de resgate antecipada deve ter a menor taxa de desconto e quanto maior for o risco percebido, maior devera ser a taxa de desconto. Se as taxas de juros do mercado subir, a taxa de desconto devera subir também. O risco pode diminuir por causa das perspectivas favoráveis como previsão de queda das taxas de juros e inflação ou por situações econômicas estáveis, mas os descontos de retornos futuro e aplicado devido a incerteza no decorrer do prazo estipulado.
REFORÇO DO CONCEITO TEÓRICO
Ra = 6% - retorno maior do que o mercado devido a beta > 1,5
Rb = 12% - retorno maior do que o mercado devido a beta > 2,4
m = 0,05
Beta de Ação A=0,06/0,04 . 1,0=1,5
Beta de Ação B = 0,12/0,05.1,0=2,4
Retornos esperados Linha de risco / retorno B A
Riscos A B
O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar. O administrador financeiro analisa cada investimento a fim de maximizar o capital da empresa, devendo ter a convicção de que se tudo ocorrer como o esperado á segunda opção trará um retorno maior, porém de acordo com o risco esperado o preço das ações poderão ocorrer alterações e isso corresponderá um lucro maior dos retornos futuros para a empresa e seus respectivos sócios.
ETAPA 2 – PASSO 1: CALCULOS SOBRE DOIS TIPOS DE INVESTIMENTOS
Empresa 1: A empresa possui ações negociadas em bolsa com nível de risco sistemático 1,02 sabe-se que a taxa selic é igual a 10% a.a, o retorno esperado do Ibovespa é de 15% a.a, onde o retorno mínimos esperado é de:
K= 0,1 + 1,02 (0,15-0,10)
K= 0,1 + 1,02 (0,05)
K= 0,1 + 0,0510 = 0,1510
K= 15,10%
Empresa 2: A empresa possui ações negociadas em bolsa com nível de risco sistemático 1,03 sabe-se que a taxa selic atual do país é de 8,5000% a.a, o retorno esperado
...