INTRODUÇÃO GERAL À COMPREENSÃO DA ESTATÍSTICA
Por: petrustc • 4/3/2016 • Resenha • 343 Palavras (2 Páginas) • 535 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
PROFESSOR: ELDO MENDES RIBEIRO
ALUNO: PETRUS TABATINGA CASTRO
RESUMO: “INTRODUÇÃO GERAL À COMPREENSÃO DA ESTATÍSTICA”
TERESINA – PI
2015
A palavra estatística, no seu sentido da ciência, significa o conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. Este é o nosso objeto de estudo. Dessa forma, a Estatística torna possível analisar os padrões de comportamento da característica em estudo, conseguindo superar a indeterminação que se manifesta em casos particulares. A estatística não é um método comprovatório de tudo, e nem constitui uma simples coleta de dados gerais, por isso a análise qualitativa dos casos particulares se faz ainda necessária.
A estatística compõe-se de dois campos:
- Estatística descritiva: a organização dos dados colhidos através de medidas-síntese, reduzindo-os ao ponto em que se possa interpretá-los mais claramente.
- Estatística Indutiva: consiste em inferir propriedades através dos dados obtidos para o todo, sendo assim, mais complexa que a descritiva.
De forma breve, o Estatístico é um especialista que utiliza a matemática superior para desenvolver novos e poderosos métodos de análise de dados quantitativos como base para tomar decisões, sendo sempre necessários.
População e Amostra são dois conceitos utilizados em abundância na Estatística. População é o conjunto constituído por todos os indivíduos que apresentem pelo menos uma característica comum, cujo comportamento interessa analisar, sendo o objetivo das generalizações estatísticas. Já Amostra é um subconjunto selecionado do inteiro de observações abrangidas pela população, através do qual se daz um juízo ou inferência sobre as características da população.
Os Fenômenos, no âmbito da Estatística, priorizados, são os fenômenos de massa, resultantes do concurso de um grande número de causas, conhecidas ou não, chamados de “fenômenos estatísticos”. Estes classificam-se em três tipos:
- Fenômenos coletivos: não podem ser definidos por uma simples observação.
- Fenômenos Individuais: compõem os fenômenos coletivos.
- Fenômenos de Multidão: no qual as características da massa não se verificam para o indivíduo.
...