Importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais
Pesquisas Acadêmicas: Importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: filipicosta85 • 21/10/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.531 Palavras (7 Páginas) • 540 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
- Importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais. Etapa 01
Administrar materiais é uma atividade realizada nas empresas desde os primórdios da administração. Nenhuma empresa funciona sem matéria-prima, produtos, equipamentos, instrumentos, peças de manutenção e tantos outros materiais. E todos eles precisam ser guardados, conservados, movimentados de um setor para outro, ou seja, precisam ser administrados. Essa atividade tomou um novo impulso a partir do momento em que a logística se estendeu muito além das fronteiras das empresas, tendo como principal objetivo atender as necessidades e expectativas dos clientes.
A administração de materiais é um conjunto de atividades que tem a finalidade de garantir o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, na quantidade necessária, pelo melhor preço, no tempo correto e na qualidade requerida.
A administração do material tem por objetivo:
Preços baixos;
Alto giro de estoques;
Baixo custo de aquisição e posses;
Continuidade de suprimento;
Consistência de qualidade;
Pouca despesa com pessoal;
Relações favoráveis com os fornecedores;
Aperfeiçoamento do pessoal;
Bons registros.
Para atingir esse objetivo, os profissionais da administração de materiais devem tornar eficientes os meios de planejamento e controle, de modo a diminuir as necessidades de capital para o estoque.
Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, mostrando que são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresa e, em alguns casos, podem chegar a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa.
A classificação dos materiais pode ser conforme a necessidade e cultura de cada empresa. Assim existem classificações segundo diversos critérios: Valor estratégico; valor econômico; utilização.
A classificação sobre o valor estratégico, diferentemente se sua utilização está ligada a segurança nacional, se sua existência está ligada a escassez ou abundância de jazidas minerais ou vegetais.
A classificação sobre o valor econômico, é segundo diversos aspectos, tais como facilidade de obtenção, produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, multiplicidade de emprego, etc.
Quanto à utilização podem se classificar em: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos.
Um programa que ajuda a preparar a introdução dos materiais na organização é acompanhamento do ciclo dos materiais. Isso evita a paralisação da empresa por falta de material; eliminam os estoques mortos, sucatas excessivas.
Umas das preocupações básicas do administrador de materiais é o transporte. Pode ser interno ou externo, um baixo desempenho na sua execução pode comprometer a atividade fim da organização. Por isso é muito importante estar sempre atento às modernas técnicas e equipamentos de transporte, é bom acompanhar a evolução das relações comerciais com aquelas empresas prestadoras de serviço nesta área, que podem vir a ser empregadas como uma importante maneira de economia de tempo e recursos.
O armazenamento dos materiais, também é uma preocupação constante do administrador. A armazenagem tem um custo (posse e conservação da área, conservação dos próprios materiais, custo de pessoal, etc), além do próprio custo do estoque imobilizado. Assim o planejamento deve-se procurar reduzir a quantidade de material armazenado e aumentar a velocidade com que ele entra e sai dos locais de armazenagem. É importante estar atento às modernas técnicas e equipamentos de armazenagem e embalagem, para aumento da eficiência e redução de custos.
A administração de estoques também é uma tarefa da qual o administrador de materiais não pode descuidar. Uma administração gera redução de materiais armazenados, permite uma previsão de consumo e aquisições, além de permitir todo o planejamento do ciclo de materiais da empresa.
Tudo isso é importante, mas é por meio de um fluxo de materiais que a administração irá planejar e controlar melhor. O fluxo de materiais controla o desempenho do processo. Se o material certo, nas quantidades exatas, não estiver disponível no tempo preciso, o processo não poderá produzir o que deveria. Trabalho e maquinário seriam mal utilizados.
- A importância da logística - Etapa 2
Observado os últimos anos, tem-se que a logística vem ocupando cada vez mais um papel de destaque estratégico dentro das empresas. Sem ela, as empresas enfrentam dificuldades de sobrevivência num mercado cada dia mais acirrado e competitivo, com consumidores aumentando suas necessidades e exigência por melhores
...