Importância do planejamento e controle da produção no setor produtivo da organização
Relatório de pesquisa: Importância do planejamento e controle da produção no setor produtivo da organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: m4321a • 31/3/2014 • Relatório de pesquisa • 6.255 Palavras (26 Páginas) • 355 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
PROFESSOR EAD:
PROFESSOR PRESENCIAL: Ana Flávia
PROFESSOR-TUTOR. : Vanessa Freires
Anápolis 2013
Ednaldo Dias Pereira-------------------------------------------------RA 2321397524
Jacqueline Welch do Espírito Santo-------------------------------RA 2325413278
Michelle Alves do Espírito Santo Vaz-----------------------------RA 2325415286
Adriana Maria de Assis Silva---------------------------------------RA 6751357148
ANÁPOLIS 2013
Introdução
O presente estudo ressalta a importância do planejamento e do controle da produção dentro de um setor produtivo de uma organização, pois sabe-se que o planejamento é uma virtude. Dessa forma decidiu-se tratar daquilo que seria o oposto – a falta de planejamento e controle da produção – um dos principais problemas enfrentado nas empresas.
Esta pesquisa tem como objetivo coletar dados que permitam diagnosticar e analisar aspectos relacionados ao planejamento no processo produtivo, e como se relaciona com as demais áreas da empresa, avaliando o desempenho do setor produtivo, tendo por base o projeto de produção adequado, uma vez que o planejamento vem sendo bastante discutido em todas as áreas do conhecimento. No entanto, por mais que ele seja objeto de diversos estudos por meio de variadas metodologias e estratégias para torná-lo eficiente, um dos grandes problemas enfrentado dentro das organizações e apontado por diversos autores, é a realização de um planejamento deficiente e até mesmo falta de planejamento (BERNARDES e FORMOSO, 2002).
Uma das maiores dificuldades para o desempenho da função PCP refere-se a problemas nos relacionamentos entre setores. Por administrar informações de diversas áreas, o PCP está em constante processo de negociação com os diferentes agentes dentro do processo produtivo. O PCP é o representante da área de vendas dentro da fábrica, é ele quem sabe das prioridades e prazos de entrega dos produtos aos clientes e faz a programação de modo que atenda a esse objetivo. No entanto, os interesses são opostos, enquanto a Produção quer uma programação estável e antecipada de grandes lotes, Vendas quer maior flexibilidade e diversidade para atender as constantes mudanças no mercado. (CARMELITO, 2008)
Por esse motivo é que se questiona: estarão as organizações e empresas beneficiando o planejamento e controle da produção de modo a favorecer a processo produtivo? Como os funcionários referem-se ao processo de planejamento e controle da produção onde exercem suas atividades profissionais? Como pode classificar-se hoje, o grau de planejamento das organizações?
O planejamento é um indispensável componente para as empresas, impossível obter bons resultados numa empresa sem um bom planejamento, independentemente de ser o setor produtivo.
Sabemos que a falta de planejamento e o controle da produção acarreta em uma série de prejuízos em muitas empresas, tentando amenizar essas perdas escolhemos esse tema por sabermos que muitas empresas sofrem com este mal e nós, como futuros administradores, sabemos que podemos enfrentar este problema várias vezes, e devemos saber lidar com ele, pois o planejamento constitui uma das principais ferramentas para o bom funcionamento da produção de uma organização e com isso o êxito no processo.
O Planejamento e Controle da Produção estão entre os principais fatores que influenciam a produtividade industrial.
ANÁPOLIS 2013
As principais atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP). Em seguida, analisar-se-á os principais sistemas de PCP. Entre eles, encontra-se o JIT, que por sua vez será focalizado somente nas características referentes ao controle e programação da produção. Finalmente, apresenta-se os principais critérios a serem observados, para a determinação de um sistema de PCP.
Atividades de Planejamento e Controle da Produção
Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP).
Zacarelli (1979), denomina o PCP como Programação e Controle da Produção, definindo-o como " ... um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa".
Para Burbridge (1988),"o objetivo do PCP é proporcionar uma utilização adequada dos recursos, de forma que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos, para atender um plano de vendas aprovado". Já para Plossl (1985),"o objetivo do PCP é fornecer informações necessárias para o dia à dia do sistema de manufatura reduzindo os conflitos existentes entre vendas, finanças e chão-de-fábrica".
Na visão de Martins (1993), "o objetivo principal do PCP é comandar o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção e ordens de compra - para tanto exercendo funções de planejamento e controle - de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços e os acionistas com lucros".
Para atingir estes objetivos o PCP reúne informações vindas de diversas áreas do sistema de manufatura.
ANÁPOLIS 2013
Fluxo de informações do PCP
Sendo assim, pode-se considerar o PCP como um elemento central na estrutura
...