Indicadores resumidos
Seminário: Indicadores resumidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thamilelinha • 15/11/2014 • Seminário • 776 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
Agregados
São materiais granulosos, incoesos, naturais ou artificiais de uma reação química praticamente nula, constituído de partículas de diversos tamanhos. Ele tem a função de atuar como materiais inertes nas argamassas e nos concretos, aumentando o volume da mistura e reduzindo o seu custo, porém é usado também para outros fins como: base para pavimentos, drenos, lastros de ferrovia, gabiões. Os agregados são classificados em três etapas.
1. Quanto a Origem:
Naturais (extraído da natureza) – areia, seixo;
Artificiais (feito pelo homem) – britas, argilas, granalha de aço;
Reciclados – agregado de eva (brita leve);
2. Quanto a Massa Unitária:
Agregados leves (< 1500 Kg/m³) – argila expandida, pedra pome;
Agregados normais (1500 e 1800 kg/m³) – areia lavada de rio;
Agregados pesados (> 1800 Kg/m³) – barita, hematita;
3. Quanto a Dimensão das Partículas:
Agregados Miúdos – areia, pó de pedra (esses fragmentos passam na peneira 4,8 mm de abertura);
Agregados Graúdos – seixo rolado, brita (esses fragmentos são retidos na peneira com a abertura de 4,8mm);
Argamassa
Argamassa são materiais de construção, com propriedades com aderência e endurecimento, obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes, agregados miúdos (areia) e água, podendo ainda conter aditivos e adições minerais. Devem ser resistente para suportarem esforços, cargas e choques e dependendo para qual sua função devem resistir a função da água. Em geral, sua resistência melhora com o tempo. Para expressar seu traço sendo o mais conveniente o traço em volume se compõe de diferentes dosagens dos elementos, assim considera o traço 1:4, por exemplo, de cimento e areia indica 1 parte de cimento para 4 partes de areia . Em geral quanto a maior a dosagem de aglomerantes, maior sua resistência. Existem vários tipos de argamassa.
Argamassa de Cal – podem ser usadas no traço 1:3 ou 1:4 de cal e areia para assentar tijolos e no primeiro revestimento fino usa-se o traço 1:1. Para melhor rendimento acrescenta 50 a 100 kg de cimento em m³.
Argamassa de Gesso – obtido pela mistura de água e gesso, pode ter uma pequena quantidade de areia, sua principal utilização é em interiores.
Argamassa de Cimento – pode ser usado em estado de pasta ou nata, para vedações ou acabamentos de revestimento. Devido a sua pega rápida, esses tipos de argamassas devem ser feitas em pequenas quantidades.
Ar argamassas tem uma propriedade chamada trabalhabilidade, onde as argamassas no estado fresco que de facilitando que elas se misturem, transportadas, aplicadas, consolidadas e acabadas, em uma conjunção de diversas propriedades, tais como:
Consistência;
Plasticidade;
Retenção de água;
Coesão;
Exsudação;
Densidade de Massa;
Adensam Inicial;
Concreto
O concreto é um material proveniente da mistura, em proporção adequada, de aglomerantes, água e agregados.
Concreto simples – formado por cimento, água e agregados miúdos (areia) e agregados graúdo (brita).
Etapas de Produção
1. Mistura – mistura manual (areia, cimento, brita, água). Mistura mecânica (1/2 brita 1/3 água, cimento);
2. Transporte – o tempo do transporte do concreto decorrido entre o inicio da mistura, a partir do momento da 1º edição da água até a entrega do concreto;
3. Lançamento
...