Inovações tecnológicas em engenharia mecânica
Projeto de pesquisa: Inovações tecnológicas em engenharia mecânica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaLuh007 • 28/8/2014 • Projeto de pesquisa • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 1.093 Visualizações
Pitágoras- Raja Gabaglia
Deiber Barbosa Silva
Introdução à Engenharia Mecânica
Manual do Engenheiro
Inovações Tecnológicas da Engenharia Mecânica
Belo Horizonte-2014
Os meios informatizados para realização de trabalhos fora do ambiente do local de serviço já é uma realidade e vem adquirindo importância cada vez maior no mundo atual.
Consulte a apostila (Manual do Engenheiro) e verifique se há alguma formalização em nível nacional que refira sobre tal condição, transcrevendo para esta folha a lei que legaliza tal atividade:
LEI Nº 12.551, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011. Altera o art. 6o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, para equiparar os efeitos jurídicos da subordinação exercida por meios telemáticos e informatizados à exercida por meios pessoais e diretos.
A alteração do art. 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para equiparar os efeitos jurídicos da subordinação exercida por meios telemáticos e informatizados à exercida por meios pessoais e diretos, é uma importante conquista dos trabalhadores, principalmente dos que exercem o trabalho intelectual e são constantemente requisitados fora do horário normal de expediente de trabalho. A seguir, publicamos a íntegra da lei.
Um relatório de pesquisa com pelo menos 4 inovações tecnológicas da engenharia mecânica nos últimos 2 anos.
1 - Google fabricará seus próprios carros sem motorista
Com informações da BBC - 28/05/2014
O carro do Google tem uma carinha "amigável" para ajudar as pessoas a aceitar a tecnologia. [Imagem: Google/Divulgação]
Do virtual para o real
O Google pretende ir mais longe com seus carros sem motorista do que parecia a princípio.Em vez de adaptar veículos de outras montadoras para a sua tecnologia de direção robotizada, a empresa anunciou que começará a construir seus próprios carros autocondutores.
O carro terá apenas um botão de pára e anda, mas nenhum controle, volante ou pedais. Detalhes sobre como o passageiro inserirá o trajeto no veículo ainda não foram divulgados, mas presume-se que isso possa ser feito pelo celular, tablet ou por uma tela no painel.
As primeiras poucas fotos do veículo mostram um carro urbano com uma carinha "amigável" que lembra os emoticons. Segundo a empresa, o design pretende fazê-lo parecer não ameaçador e ajudar as pessoas a aceitar a tecnologia de autocondução.
2 - Parafusos de cerâmica superam parafusos de aço
Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/05/2014
Os engenheiros alemães desenvolveram um sistema que permite avaliar com precisão a capacidade de carga dos parafusos de cerâmica.
Soluções cerâmicas
Os parafusos de cerâmica têm potencial para serem os preferidos em uma ampla variedade de usos, dos implantes médicos à indústria. Um das vantagens é que a cerâmica pode suportar temperaturas acima de 1.000 graus Celsius, enquanto seus similares metálicos vão amolecer a cerca de 500 graus Celsius. Os fornos industriais, por exemplo, são quase inteiramente feitos de peças de cerâmica por causa das altas temperaturas - exceto os parafusos.
"Como é o material mais fraco que limita a aplicação, a temperatura não pode ser mais alta do que os parafusos podem tolerar. Com parafusos de cerâmica, poderíamos finalmente dar um salto tecnológico rumo a soluções totalmente cerâmicas," explica o Dr. Christof Koplin, do Instituto Fraunhofer de Mecânica dos Materiais, na Alemanha.
O problema é que, até agora, a indústria tem sido cética com os parafusos de cerâmica por uma razão muito compreensível: cerâmicas são notoriamente quebradiças.
Embora algumas cerâmicas tenham uma capacidade de suporte de carga próxima à do aço, tão logo o material é processado na forma de parafuso calcula-se que apenas cerca de 10 a 20 por cento da resistência original seja mantida.
3 - BMW lança garagem solar para veículos elétricos
Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/05/2014
A maior surpresa é que o principal material de sustentação utilizado na garagem solar é o bambu.[Imagem: Audi/Divulgação]
...