Intituiçoes Financeiras
Seminário: Intituiçoes Financeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabilory1 • 28/10/2014 • Seminário • 975 Palavras (4 Páginas) • 182 Visualizações
Introdução
Com o processo de globalização, que resultou em intenso intercâmbio entre os países, o mercado acionário adquire crescente importância no cenário financeiro internacional. Seguindo essa tendência, os países em desenvolvimento procuram abrir suas economias para poder receber investimentos externos. Assim, quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais. Por ser um canal fundamental na captação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas,gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do País, o mercado acionário também se constitui de uma importante opção de investimento para pessoas e instituições. Além de informações que lhe permitirão saber como e por que investir no mercado de ações, este conteúdo aborda conceitos básicos sobre o funcionamento das bolsas e apresenta um glossário com os termos mais utilizados.
ETAPA 3 – Passo 1
Papel do Banco do Brasil no Desenvolvimento Econômico do País
O Banco Central foi criado em 31 de dezembro de 1964, com a promulgação da Lei nº 4.595. O Banco Central do Brasil também conhecido como BACEN é autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, sendo vinculado ao Ministério da Fazenda do Brasil. Composto por instituições diferentes: a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), o Banco do Brasil (BB) e o Tesouro Nacional.
O Banco do Brasil desempenhava as funções de banco do governo, mediante o controle das operações de comércio exterior, o recebimento dos depósitos compulsórios e voluntários dos bancos comerciais e a execução de operações de câmbio em nome de empresas públicas e do Tesouro Nacional, de acordo com as normas estabelecidas pela SUMOC e pelo Banco de Crédito Agrícola, Comercial e Industrial. O Tesouro Nacional era o órgão emissor de papel-moeda. Após a criação do Banco Central buscou-se dotar a instituição de mecanismos voltados para o desempenho do papel de "banco dos bancos". Em 1985 foi promovido o reordenamento financeiro governamental com a separação das contas e das funções do BancoCentral, Banco do Brasil e Tesouro Nacional. Em 1986 foi extinta a conta movimento e o fornecimento de recursos do Banco Central ao Banco do Brasil passou a ser claramente identificado nos orçamentos das duas instituições, eliminando-se os suprimentos automáticos que prejudicavam a atuação do Banco Central.
O processo de reordenamento financeiro governamental se estendeu até 1988, quando as funções de autoridade monetária foram transferidas progressivamente do Banco do Brasil para o Banco Central, enquanto as atividades atípicas exercidas por esse último, como as relacionadas ao desenvolvimento e à administração da dívida pública federal, foram transferidas para o Tesouro Nacional.
A instituição do Banco Central desempenha hoje papel crucial na política econômica do país, e portanto guarda relevante valor na organização financeira do país, sendo assim toda sua organização para o intuito de melhor aplicabilidade das normas e funções econômicas.
É de competência exclusiva do Banco Central do Brasil:
* Emitir papel moeda e moeda metálica
* Executar serviços de meio circulante
* Receber os recolhimentos compulsórios dos bancos comerciais
* Realizar operações de redesconto e empréstimos de assistência à liquidez às instituições financeiras
* Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papeis
* Autorizar, normatizar, fiscalizar e intervir nas instituições financeiras
* Controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o corretofuncionamento do mercado cambial
ETAPA 3 – Passo 2
RESULMO DOS CAPITULOS 2 E 3 : Caderno da Comissão dos Valores Mobiliários
De acordo com a lei das S.A, todo o acionista de uma companhia tem direito de fiscalizar a gestão dos negócios
...