Investigação de análise de investimento
Trabalho acadêmico: Investigação de análise de investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Roberto2530 • 21/5/2014 • Trabalho acadêmico • 6.178 Palavras (25 Páginas) • 189 Visualizações
UNIVERSIDADEANHANGUERA – UNIDERP
ADMINISTRAÇÃO
ANALISE DE
INVESTIMENTOS
362168 - Roberto Nunes Purcina
Turma: nº - 5d
Professor: Me. Jeferson Dias
Palmas – To 23/04/2014
UNIVERSIDADEANHANGUERA – UNIDERP
Sumario
1. Introdução: 3
Capitulo 1
1. Descrição do Investimento Pretendido: 4
1.1 Renda fixa: 4
1.2 Renda Fixa Pré-fixada: 4
1.3 Renda Fixa Pós-fixada: 4
1.4 Tipos de investimentos: 5
1.5 Outros tipos de Investimentos: 5
2. Loja surf wear roupas de marca: 6
2.1 MERCADO: 6
2.2 EQUIPAMENTOS: 6
2.3 INVESTIMENTO: 7
2.4 PESSOAL: 7
2.5 PROCESSOS PRODUTIVOS: 7
Capitulo 2
3. Fluxo de caixa: 8
3.2 Características do fluxo de caixa: 8
4. As diferenças entre regime de caixa e de competência: 9
4.1 Regime de Caixa: 9
5. Planilha 1 Estimativas: 11
6. Planilha 2 Custos e Despesas 2013: 12
7. Planilha 3 Fluxo de Caixa 2013: 13
Capitulo 3
8.Taxa Selic: 14
8.1. TAXA SELIC 24/03/2014: 15
8.2 Período Remoto (playback): 15
8.3 Criticas ao Playback: 15
9. Valor presente líquido (vpl): 16
9.1 A interpretação do VPL: 16
9.2 Decisão de investimento: 16
9.3 VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) 19
Capitulo 4
10. Os Efeitos da inflação: 20
10.1 Incertezas em relação à inflação: 21
10.2 Tempo de retorno: 22
10.3 Fluxos de Caixa: 22
11. CONCLUSÃO: 24
12. BIBLIOGRAFIA: 25
1. Introdução
Neste projeto faremos introdução ao estudo da análise de investimentos, onde abordaremos casos onde os investimentos são exclusivos ou independentes, e situações mais complexas que necessitam o auxílio de programação matemática e programação linear.
Como nosso intuito é fazer avaliações econômicas ou avaliações financeiras de empreendimentos, seja para a análise ou indicadores históricos de investimentos, é comum se lidar com valores financeiros relacionados a períodos diferentes. Para que esses valores, que ocorrem em tempos diferentes, possam ser corretamente comparados, é necessário aplicar adequadas técnicas de Matemática Financeira.
O lucro gerado pelas operações da uma empresa é denominado lucro econômico, conceito diferente do lucro contábil. Na definição de lucro econômico está incluído o conceito de custo de oportunidade.
Um projeto de investimento é uma aplicação de fundos escassos que geram rendimento, durante certo período de tempo, de forma a maximizar o lucro da empresa. Enquanto aplicação de fundos que gera rendimento, o projeto é um negócio para a empresa, a qual se decide pela sua implementação ou não, conforme a avaliação que dele faz relativamente às alternativas de investimento.
O projeto de investimento é um conceito entendido em duas acepções: enquanto plano (intenção) de investimento e enquanto estudo (processo escrito) da intenção de investimento (negócio). Como o estudo é a tradução no papel da intenção de investimento, as duas concepções são equivalentes, sendo reunidas no dossiê do projeto de investimento. Enquanto plano de investimento, o projeto é uma proposta de aplicação de recursos escassos que possuem aplicações alternativas a um negócio, que se espere, gerará rendimentos futuros durante um tempo, capazes de remunerar a aplicação. Um tipo de investimento é qualificado como investimento em renda fixa quando se conhece previamente a sua taxa de rentabilidade e o seu prazo de resgate.
Todos os tipos de investimento existentes no Sistema Financeiro Nacional abrangem aplicações em ativos diversos, negociados no mercado financeiro (mercado de crédito). A rentabilidade proporcionada por cada tipo de investimento depende diretamente da variação de desempenho do ativo financeiro utilizado como referência do investimento.
CAPITULO 1
1. DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO.
Distribuir dinheiro é algo fácil e quase todos os homens têm este poder. “Porém decidir a quem dar, quanto, quando, para que objetivo e como, não está dentro do poder de muitos e nem tão pouco é tarefa fácil.” (ARISTÓTELES 384 a 322 a.C.)
1.1 Renda fixa:
Nos investimentos em renda fixa, a taxa de remuneração, ou a sua forma de cálculo, é previamente definida no momento da aplicação. Ao investir seus recursos em um título de renda fixa, seja ele emitido pelo governo ou por uma empresa privada, você está emprestando a quantia investida ao emissor do título para, em troca, depois de certo período, receber o valor aplicado (denominado principal), acrescido de juros pagos como forma de remuneração de seu empréstimo.
As condições do investimento - tais como cláusulas de recompra, prazos, formas de remuneração e índices - são acertadas com o devedor
...