Lista de questões história do pensamento politico
Por: Ágatha Souza • 18/4/2016 • Abstract • 5.991 Palavras (24 Páginas) • 1.204 Visualizações
Cap 1 - Questões Gerais (Muller. P33)
1 - Qual a diferença entre Economia positiva e normativa?
A economia positiva trata de como o mundo funciona, levando em conta, apenas, evidências cientificas e são as que normalmente encontramos dentro das teorias economicas. Enquanto que a teoria normativa trata de como o mundo deveria funcionar, levando conta nossos valores, visão ética, religiosa, ideologica, etc.
2 - Qual a influência da Política sobre a economia?
Os políticos são responsáveis por determinar as políticas econômicas a serem adotadas em um determinado país. E os grupos econômicos dominantes, por sua vez, determinam através de seus poderes de influência, os políticos vencedores dos pleitos.
3 - Problemas econômicos sérios não são resolvidos porque os economistas não sabem como resolvê-los, ou lhes falta poder? Quem efetivamente manda no país?
Eles podem saber como resolve-los, no entanto, não têm poder para isso pois não dependem exclusivamente deles. Só quando a Política e a Economia conseguirem andar juntas, em harmonia, que conseguiremos um desenvolvimento pleno.
4 - Se a economia é uma ciência social, por que a Matemática e a Estátistica são tão importantes para o economista?
A Economia vai se apropriar da matemática e da estatistica para o processo de avaliação de dados/quantidade, servindo, deste modo, como um meio de entendimento e expressão extremamente útil.
5 - O agravamento de problemas econômicos e sociais aumenta ou diminui o interesse pela Economia?
O problema em questão, é que é muito dificil saber se os problemas econômicos são a causa dos problemas sociais ou se são estes que provocam problemas econômicos. Deste modo, ambas as áreas devem agir em conjunto para tentar extinguir esses problemas que têm causas e efeitos comuns.
6 - Diferencie Economia política e Política econômica.
A Economia Política é o campo da ciência que estuda a relação entre a economia e o mercado, e a Política econômica, por sua vez, refere-se às ações do governo no campo da Economia.
7 - Por que a política interfere tanto na Economia? Como deveria funcionar um governo que vista o bem-estar econômico e social da comunidade?
Por serem os polítcos àqueles responsáveis por definirem as políticas econômicas, são eles que decidiram os destinos da Economia e da Nação. Sendo assim, deveriam estabelecer políticas econômicas que beneficiassem não só os grupos dominantes, como a população em massa afim de conseguirmos uma distribuição mais igualitária que promova bem-estar social.
8 - Por que o Direito é tão importante para o bem-estar econômico e social da sociedade?
É da competência do direito (sistema jurídico), garantir a ordem constitucional necessária para o bom funcionamento do sistema econômico, de modo a garantir o bem-estar social de todos e não privilégio de poucos.
9 - Qual a relação do MST com o Direito? O que justifica uma invasão de terra alheia, se esse é um ato ilegal? Qual a diferença entre legal e justo?
Sabe-se que a lei deve estabelecer limites indviduais, garantir princípios de igualdade e garantir o bem-estar de todos e não o privilégio de poucos. No entanto, o que se percebe é que o legal nem sempre é o justo, de forma que as leis se encontram frequentemente em desacordo com os princípios éticos e de justiça social
10 - O que é legal necessáriamente é ético?
O que se verifica é que muitas vezes o que é legal nem sempre é o justo, de forma que as leis se encontram frequentemente em desacordo com os princípios éticos e de justiça social.
Cap 2 - Breve História do Pensamento Econômico (Muller. P. 47)
1. Em que consistia o conceito de riqueza nacional para os mercantilistas?
A riqueza nacional para os mercantilistas consistia no acumulo de ouro e metais preciosos, adquiridos através do comércio de exportação e importação, na constiuição de um exercito poderoso e de uma corte luxuosa
2. Por que o Liberalismo e o individualismo foram tão extremados na Escola Fisiocrata?
Os fisiocratas relutavam os mercantilistas. Defendem que a unica formar de constituir a riqueza de uma nação era através da terra (unica capaz de gerar excedentes) e usam o pensamento liberalista para justificar a não intervenção do mercado na economia. Areditava-se em um a ordem natural que regia através das leis naturais as ações econômicas com grande vantagem sobre o intervencionismo estatal e por isso os fisiocratas defendiam a concessão de maior liberdade para o exercicío das atividades econômicas.
3. Qual a influência do Liberalismo no processo atual de globalização?
Com o avanço da globalização da economia e o grande avabnços das mega corporações empresariais, a teoria liberal ganhou mais adeptos, porque o enfraquecimento do Estado, as privatizações e a concepção de que o capital não tem nacionalidade favorece os detentores de capital. Além disso, a sua influência é baseada no funcionamento automático das leis de mercado. É o livre jogo econômico como forma de ser conseguir maior eficiência produtiva e distributiva. Aplicações de receituários neoliberais tais como privatização e desregulamentação de mercados.
4. Discuta as consequências da privatização, seus efeitos econômicos e sociais.
Perda do patrimônio nacional, fragilidade de capital nacional, aumento da eficiência, aumento da competitividade, otimização operacional e melhoria de serviços.
5. Quais as consequências, para o capitalismo, do enfraquecimento da teoria marxista com o desmatelamento do sistema soviético?
Com a queda do sistema socialista soviético, que cultivava o pensamento marxista, o capitalismo se consolida definitivamente e o mundo deixa de ser bipolar e torna-se unipolar.
6. Quais as consequências da abertura para importações?
Os efeitos positivos relacionam-se com a maior interação outros países, competitividade e disponibilidade de produtos; Como efeitos negativos, tivemos o aumento do desemprego e fechamento de empresas nacionais.
Cap. 1 - Introdução - HPE - P.18
2. Explique os principais aspectos das considerações de Platão sobre a vida econômica.
Platão buscava extrair normas que garantissem condições de vida adequadas aos cidadãos, além do funcionamento e da harmonia da Pólis. O homem, era visto por ele, como um conjunto de potencialidades agregadas, cuja plena realização só seria possível na vida em sociedade. Ou seja, a "especialização" que cada homem possui, faz com que ele dependa dos demais para obter aquilo que necessitava e não produzia. Daí, a primeira análise de divisão de trabalho, com o objetivo de promover melhor desenvolvimento da comuidade
...