MATRIZES, VETORES: REPRESENTAÇÃO E ADICÇÃO DE VETORISTAS
Trabalho acadêmico: MATRIZES, VETORES: REPRESENTAÇÃO E ADICÇÃO DE VETORISTAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tekinha61 • 6/6/2014 • Trabalho acadêmico • 597 Palavras (3 Páginas) • 403 Visualizações
ALGEBRA LINEAR
MATRIZES, VETORES: REPRESENTAÇÃO E ADIÇÃO DE VETORES
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Engenharia Civil da Universidade Anhanguera Cuiabá, sob a orientação do (a) Professor (a ) Esp. Edson Benedito Antunes angelo da silva.
CUIABÁ/MT
SETEMBRO/2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO……………………………………………………………………….. 04
1. CONCEITOS……………………………...………………………………………... 05
2. RESOLUÇÕES………………………………...……………………………….….. 09
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………………………..……. 16
4. REFERÊNCIAS…………...……………………………………………………..... 17
INTRODUÇÃO
Álgebra linear é um ramo da matemática que surgiu do estudo detalhado de sistemas de equações lineares, sejam elas algébricas ou diferenciais. A álgebra linear se utiliza de alguns conceitos e estruturas fundamentais da matemática como vetores, espaços vetoriais, transformações lineares, sistemas de equações lineares e matrizes.
Muitas das ferramentas básicas da álgebra linear, particularmente aquelas relacionadas com a solução de sistemas de equações lineares, datam da antiguidade, como a eliminação gaussiana, citada pela primeira vez por volta do século II d.c., embora muitas dessas ferramentas não tenham sido isoladas e consideradas separadamente até os séculos XVII e XVIII. O método dos mínimos quadrados, usado pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss no final do século XVIII, é uma aplicação inicial e significante das ideias da álgebra linear.
O assunto começou a tomar sua forma atual em meados do século XIX, que viu muitas noções e métodos de séculos anteriores abstraídas e generalizadas como o início da álgebra abstrata. Matrizes e tensores foram introduzidos como objetos matemáticos abstratos e bem estudados na virada do século XX. O uso de tais objetos na relatividade geral, estatística e mecânica quântica fez muito para espalhar o assunto para além da matemática pura.
1. CONCEITOS
Um sistema de equações lineares (abreviadamente, sistema linear) é um conjunto finito de equações lineares nas mesmas variáveis.
Espaços vetoriais são um tema central na matemática moderna; assim, a álgebra linear é largamente usada em álgebra abstrata e análise funcional. A álgebra linear também tem sua representação concreta em geometria analítica.
Em Matemática, uma transformação linear é um tipo particular de função entre dois espaços vetoriais que preserva as operações de adição vetorial e multiplicação por escalar. Uma transformação linear também pode ser chamada de aplicação linear ou mapa linear. No caso em que o domínio e contradomínio coincidem, é usada a expressão operador linear. Na linguagem da álgebra abstrata, uma transformação linear é um homomorfismo de espaços vetoriais.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
O grupo entrou em contato com a Grafica Coelho, localizada a Rua…………., bairro Poção (Pico do Amor) paralela a Marmoraria América com a Gal. Mello, cuiabá-MT.
Categoria ME.
As atividades desenvolvidas no parque grafico da empresa resume-se em: impressão de folderes, cartazes, panfletos, cartões de visita, blocos de comandas, etc.
A referida organização está dividida em setores: Produção (02 operadores de impressora, 03 responsáveis pelo acabamento); Administração (gerente/ proprietário/ e vendedor, 01 secretária/e vendedora). A empresa estabelecida desenvolve suas atividades sob o regime de
...