Vetores E Matrizes
Artigo: Vetores E Matrizes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wandersondino • 8/3/2014 • 461 Palavras (2 Páginas) • 554 Visualizações
Definição de vetores e a sua utilização na solução de problemas de armazenamento de valores de mesmo tipo
Vetores são estruturas indexadas utilizadas para armazenar dados de um mesmo tipo Um vetor (array) é uma estrutura indexada por um índice que armazena dados de um mesmo tipo básico (por enquanto, inteiros e reais). Para a representação geométrica das grandezas vetoriais criou-se um ente geométrico chamado vetor q é representado por um segmento de reta cujo comprimento seja proporcional à intensidade da grandeza representada, q tenha a mesma direção e mesmo sentido da grandeza.
Ex: força e velocidade. Quando um vetor de tamanho é declarado, uma área da memória, suficiente para armazenar todos os elementos do vetor, é reservada. Essa área recebe o nome do vetor, e seus elementos podem ser acessados através de um índice entre colchetes. O primeiro elemento do vetor é acessado pelo índice 0 (zero), e o último pelo índice . O C não verifica se esses índices são válidos e problemas muito sérios podem acontecer caso você tente acessar uma posição inválida do vetor (ou seja, fora do intervalo de 0 a ).
Implementação de vetores e matrizes em linguagem C
Uma matriz é uma série de variáveis do mesmo tipo referenciadas por um único identificador (nome), onde cada variável é diferenciada através de um número chamado “índice” que fica entre colchetes no fim do nome da variável (sem espaços).Um vetor nada mais é do que uma matriz unidimensional 11 (que contém apenas uma dimensão .Por exemplo, uma string em C é um vetor (ou uma matriz unidimensional). Quando fazemos a declaração de uma string estamos na verdade declarando um vetor.
Vantagens e Limitações da utilização de Vetores e Matrizes
Os arrays podem ser considerados como as estruturas de dados mais simples. Têm a vantagem de que os seus elementos são acessíveis de forma rápida mas têm uma notável limitação: são de tamanho fixo, mas podem ser incrementados ou diminuídos com determinados algoritmos, geralmente envolvendo a cópia de elementos de um array para outro e reiniciar o original com a nova dimensão.
Estas estruturas de dados são ajeitadas nas situações em que o acesso aos dados seja realizado de forma aleatória e imprevisível. Porém, se os elementos podem estar ordenados e vai-se empregar um acesso sequencial.
Modularização e decomposição de programas
A modularização de algoritmos envolve a decomposição de algorítmos em módulos tendo em vista a organizar o processo de programação permitindo assim o controle da complexidade do programa. Um módulo é um grupo de comandos que executa uma função bem definida. Pode-se imaginar um módulo como sendo uma caixa-preta que executa uma função. Desse modo, um programa pode ser visto como um conjunto de várias caixas-pretas interagindo-se entre si normalmente sob a supervisão de um módulo principal.
Passagem de parâmetros para funções
...