Milagre econômico
Por: Má ra • 6/4/2015 • Tese • 447 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
O Milagre Econômico
Foi resultado de um conjunto de medidas governamentais que elevaram o crescimento do Brasil durante o período de 1969 a 1973, em que o General Emílio Médici, governava em plena ditadura militar.
Com a política desenvolvimentista de Getúlio Vargas, o Brasil começou a avançar economicamente, devido ao maciço investimento em infraestrutura, que facilitou a ascenção industrial. Vargas queria lucrar-se da dependência do capital estrangeiro , explorando ao máximo os recursos do país com a bandeira do nacionalismo.
Juscelino Kubistcheck, quando comandou o país entre 1956 e 1961, liberou a entrada de capital estrangeiro para impulsionar o setor automobilístico e energético (atitude contrária do governo protencionista de Vargas). JK cria o Plano de Metas, com o slogan “50 anos em 5”. Com a facilidade de investimentos pelas empresas estrangeiras no país, JK viu a dívida externa multiplicar-se e a inflação crescer num ritmo preocupante, levando o FMI a interferir na economia.
Em 1961, Jânio Quadros renuncia, e a falta de condições de pagamento da dívida externa, agrava ainda mais a situação econômica do país. João Goulart assume a presidência , mas sua preocupação foi com as reformas de base e a diminuição da distribuição de renda, preocupações estas que contribuiu para que o Golpe Militar fosse apoiado pelas elites e, em 1964 os militares assumiram o poder.
Ao assumir a presidência, Castello Branco sanciona o plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), que tinha como objetivo a contenção da inflação e, ao mesmo tempo, fizesse reformas econômicas, investimentos na indústria siderúrgica, de metal e de bens de capital, com o intuito de que o país voltasse à estabilidade.
Por volta de 1967, quando ocorreram os primeiros sinais de recessão econômica, o então ministro da fazenda, Delfin Neto, fala da necessidade de investimento em infraestrutura nacional, desta forma o governo passa a investir nas estatais petroquímicas, energética, siderúrgica, hidrelétricas e de construção naval. Esta ação resultou em lucros no curto prazo, a produção de bens duráveis aumentou em mais de 20%, potencializando assim a economia brasileira.
O milagre econômico marcou a década de 70, o processo de industrialização, chegou resultado de empréstimos e investimentos pesados, para alavancar o processo de desenvolvimento neste período EMILIO MÉDICI um grande representante da ditadura militar, assume a presidência em 1969 a inflação anual ficou abaixo de 20% e o crescimento do PIB em 1970 foi de 10,4% e chegou a 14% em 1974. O resultado foi de milhões de empregos gerados, aumento considerável na renda da classe media. Mas a contrapartida foi o aumento do abismo social fazendo com que grande parte da população não desfrutasse desse milagre, repressão, com a censura à imprensa e violência contra a oposição, e o aumento da divida externa.
...