MÉTODOS DE NEGOCIAÇÃO CARRO AUTOMÁTICO
Tese: MÉTODOS DE NEGOCIAÇÃO CARRO AUTOMÁTICO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: clejo • 25/4/2014 • Tese • 2.347 Palavras (10 Páginas) • 228 Visualizações
UNIBERO
GESTÃO COMERCIAL
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
TUTOR A DISTÂNCIA ALEX
SÃO PAULO/SP
2013
Roteiro de preparação para negociações salariais.
Você estaria preparado (a) para receber uma resposta negativa?
Em um primeiro momento, não. Não estaria preparada. Infelizmente, não é muito comum lidar com respostas negativas em relação a um pedido de aumento salarial. Encarar de uma forma menos dolorida e analisar toda a situação vivida, em outro momento, ajuda a entender e analisar o que aconteceu. Assim pode ser um bom começo e iniciar um planejamento, outra estratégia a seguir. É bem provável que ocorreu um erro, é necessário recapitular os passos seguidos e saber contornar os obstáculos e agregar valores e benefícios para mim e para a empresa me conceder o aumento salarial.
Qual seria sua reação?
Em momento algum iria demonstrar um sentimento negativo ou decepção. Manteria a mesma postura profissional e entenderia os motivos e a recusa, porém não concordaria, e por isso gostaria de outra oportunidade para retomar o assunto. Nesse período, teria mais atenção aos detalhes, mais informação sobre a empresa e o cargo ocupado, buscaria novos cursos para aprimorar minha carreira.
Como administraria a situação?
Com muita cautela e manteria total discrição, sem bajulações. É necessário não compartilhar um assunto como esse com colegas de trabalho, devemos lembrar que é um assunto particular entre você e seu chefe.
Quais seriam seus argumentos nesta negociação para um aumento salarial?
Para acontecer de uma maneira mais efetiva, com bom senso e planejamento elaborado, seguiria os seguintes passos e argumentos:
Escolher um momento apropriado, o ideal é quando seu trabalho vem sendo constantemente elogiado, não só pelos superiores, mas também pares e pessoas de outros departamentos.
Ter uma proposta embasada em mente ("busco um aumento na ordem de 15%") e esteja preparado para a negociação. Apresentar uma pesquisa de mercado e jornais sobre a média salarial vigente para seu cargo e os benefícios e apresentar esses números para a chefia.
Mostrar sempre o valor que você tem na instituição, em números se puder, mas não se esqueça de que isso é válido se você superou as expectativas do cargo. Ninguém ganha uma promoção por só fazer aquilo para o qual foi contratado. Isso só acontece no funcionalismo público.
Manter-se calmo e comedido durante o diálogo e se preparar para eventuais contrapartidas e reações de seu interlocutor incluindo as críticas ao seu desempenho, mesmo porque, de certa maneira, você está forçando sua chefia a confrontar com uma realidade inesperada.
Não dar indiretas ou mensagens subliminares para conseguir conversar sobre o assunto. Marque uma reunião formal com seu superior para falar sobre sua condição salarial.
Conhecer o momento seu superior e sua empresa estão. Se no último ano ela acumulou um prejuízo enorme, mesmo que você seja o melhor funcionário, dificilmente conseguirá alguma coisa.
Se no final de tudo a resposta for positiva, agradeça seus superiores (calmamente, nada muito exagerado) e não relaxe no trabalho, justamente para mostrar que a decisão foi acertada.
Os Modelos de Negociação: As diferentes definições.
Modelo Jung: Alia a capacidade que o individuo tem de controlar ou aceitar o controle em relação aos outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar nos outros indivíduos com os quais se relaciona: Estilo restritivo, estilo ardiloso, estilo amigável e estilo confrontador.
Modelo Bergamini: É um modelo de estilo de negociador composto por quatro formas que mostram o comportamento do indivíduo diante de situações de alto e baixo desempenho produtivo: Estilo dá e apoia, estilo toma e controla, estilo mantém e conserva, estilo adapta e negocia.
Modelo Marcondes: Para Marcondes o negociador além de perceber o ambiente, deve ser capaz de agir sobre ele: Estilo ativo (afirmação e persuasão) e estilo receptivo (ligação e atração).
Modelo Goottschalk: Estilo duro, estilo caloroso, estilo dos números, estilo negociador.
Modelo Matos: Também elaborou quatro estilos de negociação: Estilo racional, estilo sociável, estilo metódico e estilo decidido.
Estilo Miranda: Para Miranda na negociação não existem regras e tudo é negociável e define quatro estilos: Estilo diretivo ou empresarial, estilo sociável ou superstar, estilo afável ou bem relacionado, estilo metódico ou perfeccionista.
Modelo Junqueira: Para Junqueira todas as pessoas possuem um estilo de negociação predominante que é necessário saber identificar. O autor identifica quatro estilos: Estilo catalisador, estilo apoiador, estilo controlador e estilo analítico.
Após o conhecimento dos diversos modelos e estilos de negociação deve-se compreender que são tentativas de enquadrar os indivíduos, por meio da análise dos comportamentos que eles apresentam. A classificação dos negociadores não deve ser rígida, pois é possível que uma mesma pessoa apresente em diferentes momentos características que contemplem mais de um estilo.
É preciso deixar claro quem em uma negociação não enfrentamos as pessoas e sim os problemas, é preciso buscar um acordo que satisfaça a todas as partes.
O bom negociador deve também ter simpatia e bom humor, linguagem simples e correta, postura, apresentação, atitude, criatividade, objetivo, ser educado usando palavras como por favor, obrigado e desculpe e por fim ter o objetivo claro
Conceito de Negociação
Introdução
O termo “negociação” vem do latim, que significa atividade difícil e trabalhosa. Negociar é algo que faz parte do cotidiano dos seres humanos desde os primórdios da humanidade. A negociação é um fato diário e inevitável na vida de todos, é necessária para se definir um ponto de contradição e chegar a um acordo que seja benéfico para os dois lados.
Miranda (2000:18), afirma que há dois tipos de negociação: “as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento
...